Os postes com bateria para armazenamento de energia solar, que já foram uma marca do Arco Metropolitano, estão cada vez mais escassos (Divulgação/Dnit)
A EcoRioMinas, responsável pela gestão do Arco Metropolitano (BR-493/RJ), tem retirado o que restou dos postes de iluminação com sistema de alimentação por energia solar e lâmpadas de Led – cujo gasto até 2014, ano da inauguração, chegou a R$ 97,7 milhões (cerca de R$ 160 milhões em valores atuais). As informações são do jornal Extra.
À publicação, a EcoRioMinas – que assumiu a gestão dos 70 quilômetros da rodovia que liga Duque de Caxias a Itaguaí – alega que as peças já não funcionavam em maio do ano passado, quando teve início o período de 30 anos de concessão. Para evitar riscos para os usuários da via, a companhia optou por retirar todos os 4.310 postes de aço, até porque a maioria se encontrava no chão, por conta de ações de criminosos, que furtam as baterias para armazenamento de energia solar.
Com os roubos e as retiradas, o resultado é uma rodovia totalmente às escuras. À reportagem, no entanto, a EcoRioMinas não deu um prazo para substituir os postes – e nem o que pretende fazer com eles.
Segundo o Extra – que consultou o contrato entre a EcoRioMinas e a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), que faz a regulação de estradas federais – o limite para conclusão da troca do sistema de iluminação é o quinto ano de concessão. Ou seja, 2027.
Ainda de acordo com a publicação, há iluminação nova somente nas proximidades da praça de pedágio, na altura de Itaguaí. A expectativa dos moradores das áreas cortadas pelo arco é que a cobrança da tarifa – prevista para setembro deste ano – acelere a substituição dos postes antigos.
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