Itacuruçá ganha polo do projeto de equoterapia

Em uma iniciativa conjunta da Secretaria de Saúde de Mangaratiba, Instituto Qualivida e BR Marinas, foi inaugurado nesta segunda-feira (11) o segundo polo do projeto de Equoterapia em Itacuruçá. A terapia assistida por cavalos agora estará disponível para moradores do distrito que possuem deficiências (PcDs).

A equoterapia, reconhecida por seu alto padrão de qualidade e segurança, utiliza o cavalo como parte de uma abordagem interdisciplinar para atender pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais. O método contribui para o aprimoramento da função motora, equilíbrio, habilidades sociais, cognitivas e sensoriais, entre outros benefícios.

Publicidade
Evento contou com a presença do deputado Luiz Claudio, do secretário Dr. Mair, do coordenador do projeto Pedro Montenegro e representantes da BR Marinas e do Instituto Qualivida

O local escolhido para a prática da equoterapia em Itacuruçá será o estacionamento ao lado do Porto Marina MontBlanc Resort, com atendimentos programados para todas as segundas-feiras. O projeto oferece atendimento gratuito para pessoas com deficiências (PcDs) a partir de três anos, contando com uma equipe multidisciplinar composta por equitador, psicólogo, fisioterapeuta e psicopedagoga. Acompanhando de perto a evolução de cada paciente, os profissionais realizam avaliações semanais, garantindo um tratamento personalizado e adaptado às necessidades individuais.

O evento de inauguração contou com a presença do secretário de Saúde, Dr. Mair Araújo, do deputado estadual Luiz Claudio Ribeiro, do coordenador do projeto Pedro Montenegro, além de alunos beneficiados pela Equoterapia e representantes da BR Marinas e do Instituto Qualivida.

COMO PARTICIPAR?

Para se inscrever é necessário possuir o laudo médico com indicação para equoterapia e residir em Mangaratiba. Com o laudo médico em mãos, os interessados devem procurar a sede da Secretaria de Saúde, localizada na Rua Joaquim Cardoso da Cruz, nº 1830 – Praia do Saco, e apresentar RG, CPF e comprovante de residência dos responsáveis e RG ou certidão de nascimento de quem irá participar. Após preenchida, a ficha de inscrição é encaminhada para a coordenação do projeto, que faz a convocação dos selecionados.

Em Mangaratiba o projeto de Equoterapia acontece duas vezes por semana (terças e quintas), no Horto Municipal, e também atende pessoas com deficiências a partir de três anos de idade. Para mais informações basta ligar para o telefone (21) 2789-6014, ou através do e-mail: secretario.saude@mangaratiba.rj.gov.br.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Itaguaí promove encontro educacional sobre a Lei Lucas

A Prefeitura de Itaguaí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoverá no próximo dia…

8 horas ago

Campeonato de Futebol Amador de Mangaratiba começa domingo (25)

A bola vai voltar a rolar em Mangaratiba! Após anos sem edições, o Campeonato Municipal…

10 horas ago

Projeto Fala Jovem dá voz à juventude de Mangaratiba

A juventude de Mangaratiba ganhou voz e protagonismo no último sábado (17) com a realização…

11 horas ago

Parque São João Marcos inaugura “Espaço Arqueologia Divino de Oliveira”

O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos (PAASJM), espaço educativo e cultural da…

12 horas ago

Disque Denúncia pede informações sobre assassinos de diretor de clínica em Seropédica

O Disque Denúncia (2253-1177) divulgou, no sábado (17), um cartaz com o título “Quem Matou?”,…

14 horas ago

Filme “Limite”, gravado em Mangaratiba, completa 94 anos

No último sábado, 17 de maio, o clássico do cinema nacional "Limite", dirigido por Mário…

14 horas ago

This website uses cookies.