Jovens que fazem parte de uma das atividades que o projeto do Porto Sudeste oferece (Divulgação)
Agosto é um mês especial para os voluntários do Porto Sudeste, porto privado localizado em Itaguaí. Além do Dia Nacional do Voluntariado, comemorado no dia 28 de agosto, o mês marca um ano desde a criação da ONG Rede de Voluntários Porto Sudeste. A entidade surgiu como uma proposta da área de Responsabilidade Social Empresarial (RSE), inspirada nas ações filantrópicas já realizadas pelos colaboradores do empreendimento. “Acreditamos que o voluntariado aproxima, cria laços de cooperação e transforma a comunidade. A criação da organização foi fruto do princípio de que a Porto Sudeste com os seus colaboradores querem crescer junto com a região”, explica Ulisses Oliveira, Diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade na Porto Sudeste.
De acordo com a Presidente da ONG, Daniele Bezerra, muitos colaboradores possuíam o costume de contribuir com a comunidade. “57% a 60% dos colaboradores moram aqui. Há um grande desejo de ajudar a oferecer mais oportunidades pessoais e profissionais na Ilha da Madeira”, conta. A partir da ONG, eles contribuem com uma quantia mensal, destinada para atividades de impacto social.
No início do ano, a Rede de Voluntários promoveu uma colônia de férias para crianças de 6 a 10 anos durante uma semana em janeiro. Nela, elas puderam se enturmar, brincar e participar de atividades socioeducativas. Pensando no público adolescente, foram realizados os jogos de inverno, competição esportiva com alunos de uma escola municipal. A competição justa e saudável permitiu que as crianças aprendessem a valorizar tanto a vitória quanto a derrota, promovendo um desenvolvimento emocional equilibrado.
Atualmente, a rede promove o Projeto Comunidade Ativa, oferecendo atividades de saúde e qualidade de vida como aeroboxing, pilates, respiração e fortalecimento de músculos, entre outros. As aulas ocorrem uma vez por semana com uma hora e meia de duração para cerca de 20 alunos. Todas as atividades são ministradas por um profissional habilitado em educação física, que supervisiona os movimentos e dá uma assistência personalizada aos 3 alunos PCDs do grupo. No momento, todas as vagas estão preenchidas, porém os interessados podem se inscrever na fila de espera na Casa Porto (Estr. Wilson Pedro Francisco, 5).
A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira (21)…
Em um marco importante para o combate à violência de gênero e proteção infantil, foi…
Dando sequência às ações de combate às construções irregulares, invasões e crimes ambientais, a Prefeitura…
Saiba por que sua planta precisa de repouso após o replantio e como isso ajuda…
O município de Itaguaí se prepara para receber uma verdadeira celebração da cultura pop com…
A Secretaria de Segurança e Trânsito de Mangaratiba realizou mais uma etapa de qualificação profissional…
This website uses cookies.