Categories: Itaguaí

Inep anula uma questão do Enem

Nesta terça-feira (19), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou a anulação de uma questão da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Segundo o Inep, o órgão identificou que a questão anulada fez parte do Caderno de Questões Braile e Ledor da edição do Enem de 2018. Oferecido a participantes que por algum motivo solicitaram auxílio para a leitura da prova como recurso de acessibilidade, o chamado “caderno Ledor” é preparado para os aplicadores que atuam como ledores.

A questão anulada consta no Caderno Azul como número 90; no Caderno Amarelo como 78; no Caderno Branco como 66; e no Caderno Rosa como 72.

Publicidade

As provas do Enem foram realizadas nos dias 3 e 10 de novembro. A correção segue chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI). Respeitando a comparabilidade garantida pela TRI, as questões que compõem as provas acessíveis podem sofrer ligeira alteração comparadas à prova de aplicação regular devido às especificidades deste público.

Leia abaixo a nota na íntegra do Inep:

“O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informa a anulação de uma questão da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias da aplicação regular do Enem 2019: questão 90 do Caderno Azul; questão 78 do Caderno Amarelo; questão 66 do Caderno Branco e questão 72 do Caderno Rosa.

O Inep identificou que a referida questão fez parte do Caderno de Questões Braile e Ledor da aplicação do Enem 2018 (questão 56 do Caderno Laranja). O caderno Ledor é preparado para os aplicadores que atuam como ledores para os participantes que, por algum motivo, solicitam auxílio para a leitura da prova como recurso de acessibilidade.

O cálculo estatístico da nota do Enem, de acordo com a metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI), considera a combinação da coerência do padrão de resposta com o pressuposto da cumulatividade, e ainda, as características (parâmetros de complexidade) de cada item. Por isso, a anulação de um item, ou mesmo a aplicação de provas com itens diferentes, não compromete o processo de estimação da nota das participantes.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

5 truques para deixar a samambaia pendente e cheia de vida

Conheça agora 5 truques para manter sua samambaia pendente e cheia de vida com dicas…

57 minutos ago

Sala do Empreendedor de Mangaratiba conquista prêmio do Sebrae

A Sala do Empreendedor de Mangaratiba conquistou o Selo Bronze de Referência em Atendimento do…

1 hora ago

Alunos de Mangaratiba conquistam medalhas na Copa Rio Pro de Natação

Seis atletas dos projetos esportivos da Prefeitura de Mangaratiba subiram ao pódio na 2ª Edição…

2 horas ago

4 cuidados essenciais para florescer a cabeleira-de-velho

A cabeleira-de-velho, conhecida cientificamente como Tillandsia usneoides, é uma planta exótica e ornamental que chama…

19 horas ago

Uma conversa sobre o legado de Aparecida Azedo

A convidada do Podcast Atual da terça-feira (8) foi Raquel Azedo. Graduada em Belas Artes…

23 horas ago

Seminário de Petróleo destaca protagonismo energético do RJ

Referência na produção de petróleo e gás natural no Brasil, o Rio de Janeiro sediou,…

23 horas ago

This website uses cookies.