Inea registra onça-parda e jaguatirica no Parque Estadual Cunhambebe

O Parque Estadual Cunhambebe (PEC), localizado em Mangaratiba, teve o privilégio de receber a visita de duas espécies ilustres: uma jaguatirica (Leopardus pardalis) no dia 18/7 e uma majestosa onça-parda (Puma concolor) no dia 20/7. As imagens desses animais foram capturadas pelas armadilhas fotográficas estrategicamente posicionadas no território do parque, proporcionando um raro vislumbre da fauna local.

De acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), é a primeira vez que uma jaguatirica é registrada na área do parque, enquanto a onça-parda já havia sido flagrada anteriormente, no mês de junho. Esses registros notáveis ​​são resultado do aprimoramento do monitoramento tecnológico implementado na unidade de conservação, que visa proteger de maneira ainda mais efetiva a diversidade biológica e os preciosos recursos naturais fluminenses.

Publicidade

As jaguatiricas, conhecidos por seus hábitos solitários e noturnos, habitam florestas, campos, savanas e regiões alagadas, alimentando-se principalmente de pequenos e médios vertebrados. Por sua vez, a imponente onça-parda, segundo* maior felino da América do Sul, exercendo um papel vital na preservação da integridade dos ecossistemas onde vive, alimentando-se de animais silvestres de diversos portes.

UNIDADE DE CONSERVAÇÃO

O Parque Estadual Cunhambebe abrange parte dos municípios de Angra dos Reis, Mangaratiba, Rio Claro e Itaguaí, possuindo uma área de 38.053 hectares. A finalidade principal da criação do PEC, que ocorreu no ano de 2008, foi assegurar a preservação dos remanescentes de Mata Atlântica da região sul fluminense da Serra do Mar, permitindo a conectividade entre os maciços da Bocaina e do Tinguá, preservando montanhas, cachoeiras e demais paisagens notáveis. Trata-se de uma unidade de conservação com papel fundamental para garantir a conservação de uma das principais fontes de abastecimento de água da população do sul do Estado do Rio, além de promover a proteção da fauna e flora nativa e propiciar a pesquisa científica.

NOTA:
Esta matéria está atualizada. Publicamos antes que a onça-parda era o maior felino da América do Sul. Porém, o animal é o segundo maior felino, conforme avisou o leitor Régis Magnan Elias.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Polícia Civil fecha ponto de venda de drogas e prende dois em Angra dos Reis

A Polícia Civil do Rio de Janeiro, por meio de agentes da 166ª Delegacia Policial…

11 segundos ago

Mangaratiba lança projeto para proteção e recuperação ambiental

A Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas de Mangaratiba lançou o Programa Viva Rio…

37 minutos ago

Casal é preso por tráfico de drogas em Seropédica

Na tarde desta quarta-feira (9), um casal foi preso por tráfico de drogas em Seropédica,…

3 horas ago

Projeto oferece capacitação gratuita para Itaguaí e Mangaratiba

A plataforma Descomplica Empresas, em parceria com a Moove, está com inscrições abertas para o…

4 horas ago

Como a maçã pode deixar suas mãos mais bonitas: 5 dicas simples

Descubra 5 dicas simples para deixar suas mãos mais bonitas usando maçã de forma natural,…

6 horas ago

Defesa Civil de Mangaratiba visita famílias atingidas pelas chuvas

A Defesa Civil de Mangaratiba, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Direitos…

22 horas ago

This website uses cookies.