Agentes da Guarda Civil Municipal de Mangaratiba com Yuri e sua mãe após jovem voltar pra casa FOTO Divulgação
No último domingo, 30 de março, a Guarda Civil Municipal de Mangaratiba (GCM) atendeu a uma ocorrência em Itacuruçá, onde um jovem enfrentava um episódio de engasgo. Durante patrulhamento, os agentes foram abordados por uma moradora solicitando auxílio para seu filho, que apresentava sinais de asfixia.
A equipe, composta pelos guardas Samuel Duarte Neto, Fabiano Maia, Luciano da Conceição e Leandro Couto, dirigiu-se imediatamente ao local. O guarda Luciano da Conceição, com 21 anos de serviço na corporação, aplicou a Manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros utilizada para desobstruir as vias aéreas em casos de engasgo. O procedimento foi bem-sucedido, restabelecendo a respiração do jovem Yuri Assis.
Após o atendimento inicial, o rapaz foi encaminhado à Unidade Básica de Saúde (UBS) de Itacuruçá para exames complementares e, posteriormente, liberado para recuperação em casa. A mãe do jovem, Elisabeth de Assis, expressou gratidão pela pronta resposta dos agentes: “Eles salvaram a vida do meu filho”, disse.
A Guarda Municipal de Mangaratiba realiza treinamentos periódicos em primeiros socorros, visando preparar seus agentes para situações de emergência que demandam intervenções imediatas.
A Manobra de Heimlich é um procedimento de primeiros socorros destinado a desobstruir as vias aéreas superiores em casos de engasgo. Consiste em compressões abdominais aplicadas abaixo do diafragma, com o objetivo de expelir o objeto causador da obstrução e restabelecer a respiração normal.
Matéria produzida a partir de release da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itaguaí
Na tarde desta quarta-feira (9), um casal foi preso por tráfico de drogas em Seropédica,…
A plataforma Descomplica Empresas, em parceria com a Moove, está com inscrições abertas para o…
Descubra 5 dicas simples para deixar suas mãos mais bonitas usando maçã de forma natural,…
A Defesa Civil de Mangaratiba, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Direitos…
No próximo sábado (12), a partir das 10h, a Casa de Cultura de Itaguaí vai…
A Secretaria de Saúde de Mangaratiba deu início à campanha de vacinação contra a gripe…
This website uses cookies.