Rio de Janeiro

Governo convoca população a denunciar queimadas no estado

Denúncias anônimas podem ser feitas pelo "Linha Verde" ou pelo App "Disque Denúncia Rio"

Com o crescimento expressivo no número de incêndios florestais devido à seca, a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) estão incentivando a população a denunciar queimadas ilegais. O objetivo é identificar os responsáveis e aplicar as devidas penalidades.

As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Linha Verde, por meio dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) ou 2253-1177 (capital). Além disso, o aplicativo “Disque Denúncia Rio” permite o envio de fotos e vídeos diretamente pelo celular, disponível para sistemas Android e iOS, também garantindo o anonimato.

Publicidade

Na última quinta-feira (12), equipes de guarda-parques do Inea foram acionadas durante todo o dia para combater focos de incêndio que atingiram seis Unidades de Conservação em diferentes regiões do estado. Segundo o Corpo de Bombeiros, houve um aumento de mais de 90% nos registros de incêndios florestais em comparação ao mesmo período do ano anterior.

ALERTAS À POPULAÇÃO

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e o Inea reforçam que provocar incêndios florestais é crime e orientam a população sobre como agir para evitar queimadas durante o período de estiagem. O alerta é importante tendo em conta dados do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro que apontam que mais de 95% destas ocorrências tem causa humana – acidental ou proposital.

A população deve estar atenta, evitar descartar guimbas de cigarro acesas próximo a áreas verdes e beiras de estradas; não fazer queima de lixo ou para limpeza de terreno, assim como também evitar acender fogueiras e soltar fogos de artifício. Também importante lembrar que soltar balões é crime.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Encontro para integração portuária e descarbonização no Rio de Janeiro abre inscrições

A secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar (SEENEMAR) está com inscrições abertas…

3 horas ago

Mangaratiba sedia escuta pública da Política Nacional Lei Aldir Blanc

Na manhã desta quarta-feira (21), Mangaratiba foi palco de uma importante escuta pública da Política…

5 horas ago

Ação Consumidor Social chega a Itaguaí neste sábado (24)

O programa Ação Consumidor Social, promovido pela Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON)…

8 horas ago

Mangaratiba avança em habitação com novo convênio federal

A Prefeitura de Mangaratiba firmou nesta semana um Termo de Compromisso com o Governo Federal,…

8 horas ago

Como deixar o closet com cheiro de loja de roupa nova

Veja como perfumar seu closet com cheiro de loja de roupa nova usando truques simples…

10 horas ago

Saúde de Mangaratiba entrega kits maternidade no hospital municipal

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira (21)…

1 dia ago

This website uses cookies.