Funcionários da CSN no Porto de Itaguaí negociam acordo coletivo com a empresa na próxima terça-feira (19)

A direção da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) – que tem atua em dois terminais no Porto de Itaguaí – marcou reunião de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) com funcionários grevistas para a próxima terça-feira (19). A greve dos trabalhadores e trabalhadoras da CSN é simultânea em mais duas cidades além de Itaguaí: Volta Redonda (RJ) e Congonhas (MG).

Os grevistas reivindicam principalmente reajuste de salário, o que não ocorre há muito tempo. Eles também solicitam correção nos benefícios e calculam que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) chega a 12% acumulado na data-base da categoria. Na visão do movimento, a defasagem salarial dos trabalhadores da CNS chega a 25%.

Publicidade

O presidente do Sindicato dos Portuários do Rio de Janeiro, Sérgio Giannetto, disse ao ATUAL: “A CSN propôs uma reunião na terça-feira (19), às 10h. A categoria mantém o estado de greve. Estaremos lá para ouvir o que a CSN tem a nos oferecer. Vamos ver”. Ele pontuou que negociar com a empresa tem sido muito difícil: “infelizmente eles têm uma política de precarização do trabalho”, lamentou Giannetto.

Ainda de acordo com o presidente do sindicato, se a negociação não avançar conforme as expectativas dos funcionários, no próprio dia 19 eles voltam a parar.

JUSTIÇA E MPT

Na segunda-feira (11), um desembargador da 2ª Vara da Justiça do Trabalho do município considerou legítima a greve dos portuários da CSN em Itaguaí, em resposta a um pedido da empresa para que a Justiça considerasse o contrário.

Em Volta Redonda, a CSN demitiu 30 funcionários que faziam parte da comissão de negociação, o que gerou revolta no movimento. A siderúrgica recebeu notificação do Ministério Público do Trabalho (MPT) em que determinou o prazo de até 48 horas para a empresa apresentar documentos que comprovem o andamento da negociação.

O MPT voltou a atuar no caso na terça-feira (12), quando pediu a reintegração de cerca de 30 trabalhadores que foram demitidos pela CSN por fazerem parte da comissão de negociação.

Giannetto tem dito que a CSN aumentou seu lucro em 217% apenas no ano de 2021. “Com isso, os acionistas lucram bilhões e a categoria é forçada a entrar em greve para tentar ser ouvida” diz ele. O ATUAL já havia pedido um posicionamento da CSN sobre o assunto na semana passada, mas até o momento não obteve resposta.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Academia Itaguaiense de Letras intitula sócios fundadores

A Academia Itaguaiense de Letras (AIL) promoveu, na quinta-feira (27), no Faeworks Espaços Inteligentes, no…

15 minutos ago

Facerj debate potencialidades do mar em cidades litorâneas do RJ

As oportunidades de negócios cooperativistas na Economia do Mar do Rio de Janeiro, estado que,…

1 hora ago

Trio fala sobre a Paixão de Cristo em Mangaratiba

Os convidados da quinta-feira (3) do Podcast Atual foram o ator Daniel Soares e os…

4 horas ago

Autismo na agenda do Podcast Atual

Na quarta-feira (2) é celebrado o Dia Mundial do Autismo, data instituída pela Organização das…

4 horas ago

Aprenda a cultivar a sempre-viva e ter flores que duram anos

Aprenda a cultivar a sempre-viva com sol, solo e cuidados simples. Flores que duram anos…

21 horas ago

Atleta de Itaguaí busca patrocínio para seguir brilhando nos tatames

A jovem atleta Emilly Freitas Feijó, de apenas 11 anos, é um dos grandes destaques…

2 dias ago

This website uses cookies.