Fórum discute Saúde Mental em Mangaratiba

A Secretaria de Saúde de Mangaratiba promoveu, nesta quarta-feira (10), o Fórum de Saúde Mental da Região da Baía da Ilha Grande. O evento foi realizado por meio de parceria da prefeitura com o governo do estado, por meio das secretarias Estadual e Municipal de Saúde, e também contou com a participação de representantes dos municípios de Angra dos Reis e Paraty. O Fórum aconteceu no Centro Cultural Cary Cavalcanti, e teve como foco a ‘Redução de Danos’, que é uma estratégia de cuidado com o paciente, e abordou o tema ‘Álcool e outras drogas’.

Segundo a apoiadora da Região da Baia da Ilha Grande da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Cíntia Gil, esse trabalho está sendo realizado em todo o estado e é de grande importância. “Estamos trabalhando o tema ‘Redução de Danos’ nesse momento, do cuidado em relação ao álcool e outras drogas, mas, em cada região focamos em sua particularidade. O nosso objetivo é fazer a discussão junto com os profissionais de saúde metal, e focar que devemos trabalhar dentro do limite de cada um, no sentido de preservar ao máximo a saúde do paciente”, ressaltou.

Publicidade

APRESENTAÇÕES

No início do encontro foram realizadas apresentações das equipes da Saúde Mental dos três municípios relatando os desafios da Redução de Danos nas Redes de Atenção Psicossocial (RAPS). Logo em seguida, o paciente do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Mangaratiba, Marcos Melo, contou um pouco de sua trajetória.

Para finalizar, foi apresentado o Curta Metragem “Práticas de Redução de Danos” e promovida uma roda de conversa comandada pelo psicólogo e apoiador da COOCAPS/SES para o eixo álcool e outras drogas, Pedro Mendes.

O evento ainda contou com a participação do secretário de Defesa Civil, Cel. Rogério Escarani, do subsecretário de Governo, Daniel Vasconcellos, da psicóloga e integrante do colegiado gestor da RAPS de Mangaratiba, Ana Lúcia Freitas, da coordenadora do CAPS I de Mangaratiba, Luanda Xavier, da diretora de Saúde Mental de Angra dos Reis, Maria Augusta e da coordenadora do RAPS de Paraty, Carina da Rosa.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Uma conversa sobre o legado de Aparecida Azedo

A convidada do Podcast Atual da terça-feira (8) foi Raquel Azedo. Graduada em Belas Artes…

2 minutos ago

Seminário de Petróleo destaca protagonismo energético do RJ

Referência na produção de petróleo e gás natural no Brasil, o Rio de Janeiro sediou,…

25 minutos ago

Itaguaienses se destacam no programa de inovação no Porto Sudeste

Em um movimento que destaca a importância da inovação no ambiente corporativo, o Porto Sudeste,…

1 hora ago

Como tirar manchas de café usando sal e água quente em roupas

Aprenda como tirar manchas de café da roupa usando sal e água quente de forma…

1 dia ago

Defesa Civil visita famílias afetadas pelas chuvas no Pomar da Casa Branca

Equipes da Secretaria de Defesa Civil e da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos…

2 dias ago

Mangaratiba lança projeto para combater violência contra crianças e adolescentes

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Mangaratiba lançou oficialmente nesta sexta-feira (11)…

2 dias ago

This website uses cookies.