Festa no Quilombo da Ilha da Marambaia marca o Dia da Consciência Negra

Em uma comemoração marcada por resiliência frente ao tempo chuvoso, a Ilha da Marambaia se encheu de vida na segunda-feira (20) para celebrar o Dia da Consciência Negra. O evento, organizado pela Associação da Comunidade dos Remanescentes de Quilombo da Ilha da Marambaia (Arqimar), contou com o apoio de representantes de instituições e associações quilombolas parceiras. A mobilização reforçou o compromisso na defesa dos direitos dos remanescentes de quilombos do estado.

A celebração reverenciou a figura de Zumbi dos Palmares, entre moradores e convidados em uma atmosfera vibrante de música, dança, encenações e pura diversão. Devido ao mau tempo, a festividade, que seria realizada nas ruínas da antiga senzala, na Praia da Armação, foi realizada na sede Arqimar. Na abertura, a presidente da Arqimar, Jaqueline Alves, falou sobre a importância da data e da união de todos em torno dos compromissos que a sociedade deve ter em relação aos fatos que contribuíram para a construção da nação brasileira. A presidente Jaqueline Alves destacou os 20 anos da Arqimar e ressaltou a luta dos que criaram a associação, que teve como primeiro presidente, Dionato de Lima, o Naná, que também foi homenageado. Na sequência, também discursaram representantes de entidades dedicadas às comunidades de quilombos.

Publicidade
Centenas de visitantes prestigiaram o evento, demonstrando o compromisso e a importância da celebração

Mesmo diante mau tempo, centenas de visitantes prestigiaram o evento, demonstrando o compromisso e a importância da celebração. Um dos pontos altos do dia foi a tradicional feijoada preparada no fogão de lenha. Paralelamente, grupos de capoeira e de jongo animaram rodas, seduzindo os presentes e contribuindo para uma atmosfera de confraternização. A festa, que se desdobrou com sucesso, reafirma a importância de preservar e celebrar as tradições culturais, promovendo a conscientização e o respeito à história do povo quilombola.

Um dos pontos altos do dia foi a tradicional feijoada preparada no fogão de lenha

Também prestigiaram o evento, a presidente da Fundação Mário Peixoto, Cecília Cabral; o imediato do Centro de Avaliação da Ilha da Marambaia (Cadim), o capitão de fragata Alex Silva Costa; e o capelão do Cadim, Aryson Antônio da Costa Paiva.

Grupos de capoeira e de jongo animaram rodas, seduzindo os presentes numa grande confraternização
Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Mangaratiba faz Dia D de Vacinação contra a gripe neste sábado (10)

Neste sábado (10), o município de Mangaratiba promove o Dia D de Vacinação contra Influenza,…

23 minutos ago

Como limpar pano de prato encardido sem usar água sanitária

Aprenda a limpar pano de prato encardido sem água sanitária usando receitas caseiras com bicarbonato,…

4 horas ago

Imposto de Renda: Fórum em Itaguaí orienta contribuintes para fundos sociais

A cidade de Itaguaí realiza primeiro Fórum Regional da Costa Verde na manhã desta sexta-feira…

4 horas ago

Polícia Militar faz apreensão de armas, munições e drogas em Itaguaí

Em uma série de operações realizadas nesta quarta-feira (7), a Polícia Militar do Rio de…

19 horas ago

Santa Cruz sedia Semana da Simbiose Industrial

A Associação das Empresas do Distrito Industrial de Santa Cruz (AEDIN) lança a Semana da Simbiose para…

19 horas ago

Itaguaí abre vagas temporárias na rede municipal de ensino

A Prefeitura de Itaguaí anuncia a abertura das inscrições para o Processo Seletivo Simplificado nos…

23 horas ago

This website uses cookies.