Escultura de peixe que faz parte da exposição. Cultura Quilombola é destaque no shopping PátioMix Costa Verde (Foto: Divulgação)
A partir do dia 6 de setembro, o Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde, que tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, oferece uma exposição dedicada a homenagear os quatro quilombos da Costa Verde. A entrada é gratuita e o espaço cultural fica no Shopping PátioMix, localizado na Rodovia Rio x Santos, sem número, Itaguaí.
A abertura da exposição contará com três dias de celebrações, de 6 a 8 de setembro, a partir das 16h, em homenagem aos quilombos da Marambaia, Santa Justina/ Santa Izabel, Campinho da Independência e Santa Rita do Bracuí. Na programação da inauguração inclui artesanato, culinária típica, roda de jongo samba e poesia, grupos de capoeira, Quilombo do Campinho da Independência com artesanato produzido com a tradicional Palmeira Jussara, maquiagem artística africana, trancistas; apresentação do Colégio Estadual José Maria de Brito com coral afro e instrumental. Também é esperada a presença de representantes de Instituições Afro-Brasileiras de Itaguaí.
Ao longo de três meses, os visitantes terão a oportunidade de participar de uma série de atividades que exploram as tradições e a cultura afro-brasileira. Entre os temas abordados, destacam-se o jongo, culinária típica, contação de histórias, idioma iorubá, imersão de saberes iorubá, brinquedos e brincadeiras tradicionais, além de teatro experimental afro. Cada uma dessas atividades será conduzida por especialistas no respectivo campo, garantindo uma imersão completa e enriquecedora aos participantes.
História e tradição dos quilombos
A programação, que tem parceria com o Coletivo Aquilombar Itaguaí e é coordenada por Thamyres Dutra, contará com oficinas e workshops temáticos que abordam a arte, cultura e saberes afrocentrados. “A curadoria reflete o compromisso com a preservação e promoção da cultura afro-brasileira, buscando proporcionar uma experiência educativa e transformadora para todos. A exposição promete ser um espaço de aprendizado com práticas de diversidade étnico-racial, baseadas na Lei 10.639/2003, além da troca de experiências e fortalecimento de saberes ancestrais de origem africana”, explicou Horlan Gentil, que é responsável pela Direção Criativa e Curadoria Geral do Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde.
“É uma oportunidade imperdível para quem deseja se conectar com a história e as tradições dos quilombos, e para aqueles que buscam expandir seus conhecimentos sobre a cultura afro-brasileira. A exposição e as oficinas estarão abertas ao público durante três meses, oferecendo uma vasta gama de atividades para todas as idades e interesses”, finaliza Alessandra Reis, idealizadora do projeto Ativação Cultural Itaguaí e do Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde.
A exposição “A Presença dos Africanos na Costa Verde” é gratuita e é possível visitá-la de terça-feira a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos, das 15h às 21h.
O Centro de Avaliação da Ilha da Marambaia (Cadim) concluiu, nesta segunda-feira (7), a Ação…
A Prefeitura de Mangaratiba iniciou nesta segunda-feira (7) uma importante obra de saneamento na Praia…
A cidade de Itaguaí se prepara para receber a terceira edição da FcultI – Feira…
Na última sexta-feira (4), o Comitê Guandu celebrou 23 anos de atuação com o anúncio…
Descubra os segredos para cultivar petúnias e garantir flores deslumbrantes no jardim, vasos ou varandas…
A lavanda, com sua fragrância envolvente e flores delicadas, é muito mais do que uma…
This website uses cookies.