Mangaratiba

Exposição do MPF mostra a luta e resistência do Quilombo da Marambaia

Mostra estreia dia 14 no Memorial da PR/RJ, no centro do Rio de Janeiro, e contará com projeto paisagístico do Sítio Roberto Burle Marx

A cidade do Rio de Janeiro sediará uma exposição inédita que retrata a rica história de luta e resistência do Quilombo da Marambaia, localizado em Mangaratiba, na Costa Verde. A partir de 14 de agosto, a sede da Procuradoria da República no Rio de Janeiro (PR/RJ), no centro da capital, será palco da exposição “Quilombo da Marambaia: do ‘ficar bom’ ao ‘ficar bem’”, que estará aberta ao público até fevereiro de 2025. O evento contará com um projeto paisagístico do Sítio Roberto Burle Marx, integrando o espaço com a natureza exuberante da região. Fotos, pinturas e instalações artísticas destacarão tanto a cultura do quilombo quanto o processo de silenciamento que os povos originários enfrentam até hoje no Brasil.

A exposição é curada pela procuradora da República Fabiana Schneider, pelo curador Emanuel M.M. de Castro, pela griô do Quilombo da Marambaia, Dona Vania Guerra, e por Jaqueline Alves, outra representante quilombola. Juntos, eles trazem a perspectiva autêntica da comunidade, abordando temas como a contribuição dos africanos escravizados na formação do Brasil, destacando a oralidade como meio de transmissão de conhecimento. “A história oficial do Brasil muitas vezes omite a violência e a resistência dos povos africanos escravizados. Por meio da história do Quilombo da Marambaia, podemos refletir sobre essas questões e valorizar a oralidade como meio de preservar a cultura e história desses povos”, comenta Fabiana Schneider.

Publicidade

O projeto paisagístico do Sítio Roberto Burle Marx complementa a exposição, proporcionando uma imersão sensorial aos visitantes. “A instalação está em sintonia com a essência do local, trazendo elementos vivos que representam a beleza e vitalidade da ilha da Marambaia”, explica Schneider.

ATUAÇÃO DO MPF

A história do Quilombo da Marambaia se entrelaça com a atuação do Ministério Público Federal (MPF), em particular através do trabalho do ex-procurador regional da República, Daniel Sarmento, que liderou a defesa dos direitos dos quilombolas por mais de uma década. Sarmento estará presente na inauguração da exposição.

A procuradora Schneider destaca a importância da exposição em retratar a luta dos quilombolas pela preservação de seu território, em constante disputa com a Marinha, que também ocupa a Restinga da Marambaia. O termo de ajuste de conduta assinado entre as partes é um marco na defesa dos direitos dos quilombolas.

IMPORTÂNCIA DO MEMORIAL

Para o procurador-chefe da PR/RJ, Sérgio Pinel, o memorial é um espaço vital para discutir a atuação do MPF de forma inovadora. “A exposição sobre o Quilombo da Marambaia será uma oportunidade para refletir sobre o passado e o futuro das ações do MPF em relação às comunidades tradicionais. Pretendemos também inaugurar um novo modelo educativo institucional com esse evento”, declara Pinel.

DO ‘FICAR BOM’ AO ‘FICAR BEM’

Historicamente, o território do Quilombo da Marambaia foi utilizado como uma “fazenda de engorda”, onde escravizados recém-chegados eram recuperados para serem vendidos. “A comunidade quilombola lutou por décadas pelo seu território e, após intensas negociações, assinou um termo de ajustamento de conduta com a Marinha. A exposição celebra essa conquista e a frase de Dona Vania Guerra, ‘naquela época eles queriam que ficássemos bons, hoje queremos apenas ficar bem’, resume a essência da luta quilombola”, conclui Fabiana Schneider.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Encontro para integração portuária e descarbonização no Rio de Janeiro abre inscrições

A secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar (SEENEMAR) está com inscrições abertas…

6 horas ago

Mangaratiba sedia escuta pública da Política Nacional Lei Aldir Blanc

Na manhã desta quarta-feira (21), Mangaratiba foi palco de uma importante escuta pública da Política…

7 horas ago

Ação Consumidor Social chega a Itaguaí neste sábado (24)

O programa Ação Consumidor Social, promovido pela Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON)…

10 horas ago

Mangaratiba avança em habitação com novo convênio federal

A Prefeitura de Mangaratiba firmou nesta semana um Termo de Compromisso com o Governo Federal,…

10 horas ago

Como deixar o closet com cheiro de loja de roupa nova

Veja como perfumar seu closet com cheiro de loja de roupa nova usando truques simples…

12 horas ago

Saúde de Mangaratiba entrega kits maternidade no hospital municipal

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira (21)…

1 dia ago

This website uses cookies.