O escultor José Otávio Corrêa Lima é o autor do busto do engenheiro, militar e político brasileiro Feliciano Sodré, que fica no PAASJM (FOTOS DIVULGAÇÃO)
No próximo sábado (16), o evento gratuito “São João Marcos Arte e Memória” será realizado no Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos (PAASJM), buscando proporcionar aos visitantes a chance de participar de diversas expressões artísticas por todo o espaço educativo cultural da Light, em Rio Claro, além de assistir em primeira mão ao documentário “Corrêa Lima: de São João Marcos para o mundo”, a mais nova produção audiovisual do projeto.
Principal atração do dia, o documentário conta a história do escultor marcossense José Otávio Corrêa Lima (1878-1974), autor do Monumento ao Almirante Barroso, na Praça Paris, Centro do Rio de Janeiro; e do busto de Feliciano Sodré, na praça homônima da antiga cidade, hoje Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos.
Serão duas sessões para 30 sorteados durante o evento: às 11h45 e 15h. Após cada uma das exibições do média-metragem, haverá bate-papo sobre a obra com a participação dos produtores Zeca Barros e Yuri Maia e da museóloga Rachel Corrêa Lima, bisneta do escultor.
MOEDA SOCIAL
Mas o dia já começa com muito ritmo e movimento para quem participar da oficina de danças de salão com os artistas à frente da EmPar Espaço de Dança Nicholas Lopes e Gabriela Rocha. A aula, às 10h45, é um tributo ao Clube Marcossense, que funcionou onde hoje estão as ruínas da Casa do Capitão Mor. Também na programação, em homenagem ao poeta Fagundes Varela (1841-1875), outro ilustre marcossense, a artista da voz e da palavra Gabriele Rocha vai promover uma oficina literária, às 14h, estimulando a criação de versos sobre as memórias das cidades dos participantes.
Como bônus, a intervenção artística, que ocorre às 15h, vai proporcionar para 20 participantes sorteados uma experiência de Teatro Lambe-Lambe, também conhecido como Teatro de Caixa, um estilo teatral genuinamente brasileiro, e evocar a visita de uma trupe circense à cidade de São João Marcos. E mais: visita guiada ao Circuito das Ruínas ao meio-dia e troca-troca da moeda social do Parque Marco Real. O visitante que levar 15 (quantidade mínima) ou 30 garrafas PET de qualquer tamanho receberá em troca 5 Marcos Reais ou 10 Marcos Reais, respectivamente, para gastar no Quiosque São João Marcos.
Aprenda a limpar pano de prato encardido sem água sanitária usando receitas caseiras com bicarbonato,…
A cidade de Itaguaí realiza primeiro Fórum Regional da Costa Verde na manhã desta sexta-feira…
Em uma série de operações realizadas nesta quarta-feira (7), a Polícia Militar do Rio de…
A Associação das Empresas do Distrito Industrial de Santa Cruz (AEDIN) lança a Semana da Simbiose para…
A Prefeitura de Itaguaí anuncia a abertura das inscrições para o Processo Seletivo Simplificado nos…
Em comemoração ao Dia das Mães, a Prefeitura de Mangaratiba realizará nesta sexta-feira (9) o…
This website uses cookies.