Torneio desafia crianças e jovens a projetar e construir robôs de pequeno, médio e grande porte, além de réplicas em miniaturas, feitos com peças de Lego (FOTO VINÍCIUS MAGALHÃES)
A Escola Firjan SESI está com inscrições abertas para o Torneio de Robótica First Lego League Challenge, que este ano tem como tema “Submerso: soluções inovadoras para os oceanos”. Estudantes de 9 a 15 anos de idade são desafiados a projetar e construir robôs de diversos portes, além de réplicas em miniatura, utilizando peças de Lego.
O torneio regional acontecerá nos dias 4 e 5 de dezembro na cidade do Rio de Janeiro. Podem se inscrever em equipes formadas por estudantes de escolas públicas, privadas, ONGs ou grupos independentes. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 13 de novembro, através do site oficial do evento: https://torneios-cni.layers.education/@fll-brasil/.
Os participantes, organizados em grupo de quatro a dez membros e orientados por dois técnicos adultos, são incentivados a utilizar imaginação e criatividade para abordar questões sociais contemporâneas e propor soluções inovadoras que contribuam para um mundo melhor.
Thiago Camara, analista de Educação Básica da Firjan SESI, destaca que o Torneio de Robótica First Lego League Challenge é um programa internacional que visa despertar o interesse de crianças e jovens pela ciência e tecnologia, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades essenciais para a vida eo trabalho.
A etapa nacional está programada para março de 2025, em Brasília. Para mais informações e inscrições, acesse o site oficial do evento.
O Torneio de Robótica First Lego League Challenge (FLL) envolve quatro avaliações: Core Values, Design do Robô, Desafio Robô (arena) e Projeto de Inovação.
O Projeto de Inovação é o momento da pesquisa científica, de trazer uma solução para o desafio da temporada. O grupo identifica um problema para resolver; cria uma solução para o problema da sua comunidade; compartilha suas ideias, aprende com outras pessoas e melhora a solução proposta a ser apresentada em um evento.
O Core Values usa o trabalho em equipe e a descoberta para conhecer melhor o desafio, através de ideias originais para o robô e o projeto, mostrando como a equipe e suas soluções terão impacto e inclusão.
O Design do Robô compreende o tipo de montagem que a equipe fez, a mecânica do robô e a programação realizada para resolver as missões do Desafio do Robô. É preciso também explicar o que o robô vai fazer com base no código escrito.
Desafio Robô (arena) é onde a equipe vai colocar o robô em funcionamento para realizar as missões, além de projetar todos os acessórios que o robô utiliza nessas missões.
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