Durante a atividade os alunos serão convidados a depositar cartas ao futuro numa cápsula do tempo para setem lidas só daqui a 10 anos (FOTO ACERVO CG-RJ)
Mais duas escolas da Região Hidrográfica II (RH II), atendidas pelo Comitê Guandu-RJ (CG-RJ), vão receber a partir da próxima semana o “Amigos do Guandu”, projeto de educação ambiental do CG-RJ, que chega a sua terceira edição com atividades lúdicas pela preservação da água e outros recursos da natureza. A primeira atividade de 2024 será na quarta-feira (16), na Escola Municipal Comandante Azeredo Coutinho, que fica no Saudoso, em Paracambi. A outra unidade de ensino que será atendida é a Escola Municipal Maria Guilhermina, no bairro Leandro, em Itaguaí, onde 170 alunos do 3º ao 5º ano estarão evolvidos nas ações realizadas pelo CG-RJ, na quarta-feira (18), a partir das 9h.
As atividades seguem até dezembro deste ano com apresentações teatrais e passeios, além de outras ações como a confecção de cartas ao futuro, escritas pelos estudantes, que serão colocadas em uma cápsula do tempo e lidas só daqui a 10 anos. “As “Cartas para 2034” serão elaboradas no início do projeto, tendo como objetivo a percepção das crianças em relação aos cuidados com o meio ambiente. Elas ficarão guardadas na escola para os alunos observarem a diferença de atitudes daqui a 10 anos”, destacou a pedagoga Andrezza Maciel, que atua no projeto “Amigos do Guandu”.
As etapas do projeto contam com o apoio da Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep), da Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae) e da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), além das prefeituras de Itaguaí e de Paracambi, que receberão o “Amigos do Guandu” neste ano. As secretarias municipais de Educação e de Meio ambiente estarão presentes na ação. Em 2022, o projeto esteve em unidades de ensino de Seropédica e Nova Iguaçu, e no ano passado em Queimados e Japeri, beneficiando a centenas de alunos. As duas escolas escolhidas em Itaguaí e Paracambi estão dentro da área de atuação do Sanear Guandu, que é o programa de esgotamento sanitário realizado pelo CG-RJ em áreas rurais e periurbanas. Os alunos vão poder conhecer de perto como funciona um biodigestor, uma das soluções individuais instaladas pelo programa gratuitamente na casa de famílias como a deles.
Para tornar o Amigos do Guandu ainda mais lúdico e atraente, o CG-RJ conta com vídeos educativos animados com a participação do mascote do projeto, o “Dudu”, que é um mensageiro da natureza. Ele também ilustra uma cartilha distribuída aos alunos e educadores. Os estudantes também receberão em sua escola o projeto “Replantando vidas” com o plantio de mudas cedidas pela Cedae, a ser realizada na área externa das escolas e vão poder visitar também o espaço Manancial da companhia, na cidade do Rio de Janeiro, onde participarão de atividades lúdicas e de muito aprendizado.
A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos,…
Ver três mulheres no comando do embarque de minério de ferro de um terminal portuário…
Nada mais desagradável do que abrir a gaveta da cozinha e encontrar os talheres manchados,…
A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Educação, deu início nesta segunda-feira (31)…
A Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) investiga a morte de Andréia Cabral Monteiro…
Perseverança é a chave para a vitória no mundo competitivo. É com esse espírito de…
This website uses cookies.