Imagem ilustrativa de alunos realizando prova (REPRODUÇÃO PEXELS/cottonbro studio)
Começam hoje, nesta segunda-feira (26), as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025. Os interessados poderão se inscrever na Página do Participante até 6 de junho. A taxa custa R$ 85 e serão aceitos Pix, cartão de crédito, boleto, débito em conta-corrente ou poupança. O prazo limite para pagamento é 11 de junho.
Nesta edição, o Ministério da Educação (MEC) anunciou, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que os resultados do exame serão utilizados para certificar a conclusão do ensino médio. A regra é válida para maiores de 18 anos que indicarem essa opção no ato da inscrição. Além disso, precisam alcançar no mínimo 450 pontos em cada área de conhecimento, assim como 500 pontos na redação.
Para concorrer ao vestibular, os interessados devem se inscrever na Página do Participante no site no INEP até 6 de junho. Ao acessar a plataforma do gov.br com CPF e senha cadastrada, devem preencher os dados pessoais, indicar a cidade onde deseja realizar a prova e optar pela língua estrangeira (inglês ou espanhol). A taxa é R$ 85 e serão aceitos Pix, cartão de crédito, boleto, débito em conta-corrente ou poupança. O prazo limite para pagamento é 11 de junho.
A gratuidade na taxa de inscrição aplica-se a todos os matriculados na 3ª série do ensino médio em 2025, em unidades de ensino público e quem fez o ensino médio em escolas públicas ou como bolsita integral em escolas privadas. Além disso, pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica com registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou participantes do programa Pé-de-Meia.
O cronograma do Enem 2025 prevê a aplicação das provas em dois domingos consecutivos: 9 e 16 de novembro. Em Belém, Ananindeua e Marituba (PA), as datas serão 30 de novembro e 7 de dezembro. Os horários de aplicação seguem o horário oficial de Brasília: os portões abrem às 12h e fecham pontualmente às 13h. As provas começam às 13h30. No primeiro dia, o término está previsto para as 19h, enquanto no segundo dia, as provas se encerram às 18h30. É fundamental que os participantes fiquem atentos aos horários para evitar atrasos e garantir a realização do exame.
Enem 2025 está com inscrições abertas até 6 de junho (REPRODUÇÃO INEP)
Esta edição trouxe novidades: retorno da possibilidade de certificação de conclusão do ensino médio por meio do exame e inscrições pré-preenchidas automaticamente no sistema para estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública. Essas medidas buscam facilitar o acesso e estimular a participação, reforçando o papel do Enem como política pública de inclusão educacional. Leia o edital aqui.
Leia mais: Itaguaí abre vagas temporárias na rede municipal de ensino
Texto produzido com base em release da Assessoria de Comunicação Social do Inep
Uma comissão da empresa que detém a concessão da Rio-Santos (a BR-101), a CCR RioSP,…
A Feira Agroecológica está de volta ao calendário da região de Itaguaí. O evento reúne…
Com o objetivo de aprimorar o monitoramento do tráfego aquaviário e garantir operações mais seguras…
Mangaratiba será palco de uma grande iniciativa científica em julho. Entre os dias 10 e…
O Comitê Guandu (CG-RJ) marcará presença no Prêmio Jovem da Água de Estocolmo (Stockholm Junior…
Na terça-feira (28), a Nuclebras Equipamentos Pesados S.A (Nuclep) anunciou que encerra um ciclo marcante…
This website uses cookies.