A historiadora Mirian Bondim contou um pouco da história criação da Serra da Calçada e seus atrativos (Foto: Welington Campos)
Com o objetivo de fomentar o turismo da região de uma forma solidária e sustentável, secretários de turismo, agricultura e meio ambiente dos municípios de Mangaratiba, Itaguaí, Piraí e Rio Claro participaram, na quarta-feira (17), do I Encontro dos Municípios Envolvidos no Circuito São João Marcos, organizado pela Associação dos Empreendedores em Turismo das Serras Históricas do Piloto e Matoso (Assetur).
Empresário e diretor de eventos da Assetur, Eduardo Freire Gomes, um dos incentivadores da criação do circuito, disse ao JORNAL ATUAL que o projeto nasceu de uma conversa entre amigos donos de propriedades nas serras da região, que procuravam desenvolver o turismo e a história local. Eduardo explicou ainda que após visitação a essas propriedades, o circuito ganhou incentivo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
“Hoje o Circuito São João Marcos ganha projeção. É um circuito que envolve as serras do Matoso e do Piloto, com diversos atrativos históricos, como a Barreira, em Mangaratiba, ponto de pedágio instalado na primeira estrada de rodagem do país. Depois entra na estrada entre serras, que é a parte de Rio Claro, onde encontramos inúmeras fazendas históricas. Enfim, são empreendimentos que estão começando a desenvolver um trabalho no ramo do turismo”, ressaltou.
ELO PELO DESENVOLVIMENTO
Eduardo Freire disse também que a ideia da criação da identidade do circuito visa trabalhar as prefeituras que envolvem a antiga cidade de São João Marcos. “Sabemos das dificuldades das prefeituras, porém já temos alguns resultados positivos, como a estrada que está na intercessão de Itaguaí e Piraí, onde está sendo desenvolvido um trabalho de manutenção”, destacou o diretor, lembrando que os próximos encontros serão com os associados da Assetur.
Presidente da Assetur e proprietária do Empório da Barreira Turismo, Lucimary Kaiser disse que com o lançamento da nova identidade do circuito, além do fortalecimento do turismo, é criado um elo entre as cidades visando o desenvolvimento da região.
Participaram do evento o secretário de Turismo, Desenvolvimento Econômico de Piraí, Miguel Barbosa de Freitas; a secretária de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo, Eventos, Esporte e Lazer de Rio Claro, Cláudia de Souza Rodrigues Elias; o secretário de Turismo e Cultura de Mangaratiba, Fernando Luís Mattos da Matta; o secretário de Agricultura de Itaguaí, Carlos Kifer; o presidente do Caminho dos Jesuítas Convention & Visitors Bureaux, Akira Taguti; representantes do Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro; a professora Salomé Lima Ferreira de Almeida, da UFRRJ; a historiadora Mirian Bondim; além de proprietários de fazendas da região e demais membros da Assetur.
A Prefeitura de Mangaratiba realizou, nesta quinta-feira (8), uma nova etapa da operação Virada Ambiental…
O prefeito de Mangaratiba, Luiz Claudio Ribeiro, apresentou nesta quinta-feira (8) um balanço dos 100…
No Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (Cemaee) de Itaguaí, a inclusão vai além da…
Neste sábado (10), o município de Mangaratiba promove o Dia D de Vacinação contra Influenza,…
Aprenda a limpar pano de prato encardido sem água sanitária usando receitas caseiras com bicarbonato,…
A cidade de Itaguaí realiza primeiro Fórum Regional da Costa Verde na manhã desta sexta-feira…
This website uses cookies.