Em cadência firme e sã, na criação do GEMar Jaguaremenon

Um ato cívico realizado no sábado (6), na sede da Colônia de Pescadores de Itaguaí (CPI), em Coroa Grande, marcou a formação documental e a apresentação dos integrantes da diretoria e chefes do Grupo de Escoteiros do Mar Jaguaremenon (GEMar Jaguaremenon), em Itaguaí. A solenidade foi comandada pelo presidente da Federação Brasileira de Escoteiros do Mar (FBEM), Marcelo Motta, que é do GEMar Almirante  Saldanha, na Lagoa; pela diretora administrativa da FBEM, Ângela Nunes Nina, que integra o GEMar de Botafogo, e pela comodora do GEMar Jaguaremenon, Cristiane Amaro Maciel.

A comodora Cristiane Maciel destacou que a regularização do GEMar Jaguaremenon junto à FBEM é o pontapé inicial para a arregimentação de crianças, adolescentes e jovens de ambos os sexos para integrarem os ramos de lobinho, escoteiro e pioneiro. Essa seleção terá início no sábado (20), em atividade programada para a Praia de Frontal das Ilhas. Outro passo a ser dado é a definição de um local para sediar a sede administrativa do grupo.

Publicidade
As escoteiras Kawane Luísa, que desfraldou a bandeira brasileira, e Maria Eduarda, que executou o toque do apito em reverência ao símbolo nacional

RESERVA DE ESPAÇOS E LEITURA DO ESTATUTO

Em parceria com a Colônia de Pescadores de Itaguaí está em estudo a reserva de um espaço para a instalação da sede náutica, na Vila dos Pescadores, na Rua Ulair Simão Godinho, o Píer de Coroa Grande. Ali deverão ser ministradas aulas de cursos como os de carpintaria e mecânica de embarcações, salvatagem, primeiros socorros, combate a incêndios em embarcações e salvamento. Para essa etapa de organização do grupo, seus integrantes esperam contar com doações de empresas da região.

Durante a solenidade em Coroa Grande o presidente da FBEM, Marcelo Motta, leu o estatuto do GEMar Jaguaremenon, que posteriormente foi aprovado por unanimidade. Também houve a leitura da ata de fundação do grupo, apresentados os integrantes da diretoria e, ainda, a citação à literatura pertinente ao Movimento Escoteiro no Brasil. A comodora Cristiane Maciel aproveitou para falar sobre a denominação do nome do grupo, informando tratar-se de um índio integrante de uma tribo que habitava terras na região.

Diretora administrativa da FBEM, Ângela Nunes Nina (dir.) falou sobre o processo de regularização do GEMar Jaguaremenon junto à instituição federativa

REFERÊNCIA A BADEN POWELL FUNDADOR DO ESCOTISMO

A diretora administrativa da FBEM, Ângela Nunes Nina, falou sobre os propósitos da instituição, de promover uma integração entre os jovens. “Vamos estimular os jovens do grupo a conhecerem a realidade dos jovens de outros grupos, promovendo uma troca de experiências, o que é muito enriquecedor”, concluiu. “Queremos desenvolver os jovens e, em consequência, a comunidade, procurando construir um mundo melhor, segundo os ideais de Baden Powell”, emendou Marcelo Motta, referindo-se ao militar inglês que fundou o Movimento Escoteiro Mundial.  

Seguindo a tradição cívica incorporada à rotina do Movimento Escoteiro, integrantes do Grupo de Escoteiros do Mar Gelmirez de Mello, de Sepetiba, prestaram reverência à Bandeira Nacional, ao som do toque de um apito. No encerramento da solenidade foi formada a cadeia da fraternidade, com todos os participantes entrelaçando as mãos e repetindo em voz alta as expressões “um por todos; todos por eu” e “sempre alerta”. O ritual foi todo embasado nos versos do hino “Rataplan do Mar”, que tem estrofe iniciada com o verso “Em cadência firme e sã”.

INSCRIÇÕES ABERTAS A PARTIR DO DIA 20

Uma atividade programada para o sábado (20), a partir das 9h, na Praia de Frontal das Ilhas, em Coroa Grande, vai marcar o período de abertura de pré-inscrições para crianças, adolescentes e jovens que desejarem integrar o GEMar Jaguaremenon, nos ramos de lobinho, escoteiro e pioneiro, com idades de seis a 10 anos; de 11 a 17 anos; e de 17 a 23 anos; respectivamente. Para participar é necessário que o interessado seja alfabetizado e que esteja regularmente matriculado em uma unidade escolar. Também serão exigidos dados pessoais dos candidatos e de seus responsáveis, além de exame médico. O presidente da Febem, Marcelo Motta acentuou que para participar o candidato deve ter o compromisso de aprender a nadar.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

NUCLEP premiada no Prêmio Líderes da Energia 2025

A NUCLEP - Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. foi destaque do setor nuclear brasileiro no Prêmio Líderes da Energia…

13 horas ago

Como montar um cronograma capilar para fios com química

Descubra como montar um cronograma capilar para cabelos com química e recuperar a saúde dos…

19 horas ago

Mangaratiba lança mutirão de vasectomia para zerar fila de espera

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai iniciar em junho…

1 dia ago

Mangaratiba promove ação educativa nas escolas pelo Maio Amarelo

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Segurança e Trânsito, iniciou nesta semana…

2 dias ago

Roupas encardidas? Esse truque com bicarbonato clareia sem alvejante

Aprenda a clarear roupas encardidas usando bicarbonato de forma segura, eficiente e sem água sanitária.…

2 dias ago

Encontro para integração portuária e descarbonização no Rio de Janeiro abre inscrições

A secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar (SEENEMAR) está com inscrições abertas…

2 dias ago

This website uses cookies.