Categories: Geral

Eleições 2020: prazo para regularizar o título termina em maio

Os cidadãos que não estão em dia com o título de eleitor têm até 6 de maio para regularizar a situação. Após o prazo, quem estiver com pendências no documento não poderá votar nas eleições municipais de outubro, quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios do país.
Além de ficar impedido de votar, o cidadão que tem o título cancelado fica impedido de tirar passaporte, tomar posse em cargos públicos, fazer matrícula em universidades públicas, entre outras restrições. O prazo também deve ser observado pelos jovens de 16 anos que vão votar pela primeira vez e querem solicitar o documento.
Com o fim do prazo, o cadastro eleitoral será fechado e nenhuma alteração será permitida, somente a impressão da segunda via do título será autorizada. A medida é necessária para que a Justiça Eleitoral possa saber a quantidade de eleitores que estão em dia com o documento e poderão votar.
No ano passado, 2,4 milhões de títulos foram cancelados porque os eleitores deixaram de votar e justificar ausência por três eleições seguidas. Cada turno equivale a uma eleição.

COMO REGULARIZAR
Para regularizar o título, o cidadão deve comparecer ao cartório eleitoral próximo à sua residência, preencher o Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE) e apresentar um documento oficial com foto. Além disso, será cobrada multa de R$ 3,51 por turno a que o eleitor deixou de comparecer. O prazo para fazer a solicitação termina no dia 6 de maio, último dia para emissão do título e alteração de domicílio eleitoral antes das eleições.
A situação de cada eleitor pode ser verificada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O primeiro turno será realizado no dia 4 de outubro. Se necessário, o segundo turno será no dia 25 do mesmo mês. Cerca de 146 milhões de eleitores estarão aptos a votar. Apesar dos transtornos causados pela pandemia do novo coronavírus, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que o calendário dos procedimentos preparatórios das eleições está mantido.
Na última semana, a presidente do tribunal, ministra Rosa Weber, criou um grupo de trabalho para avaliar os impactos da pandemia na Justiça Eleitoral. (Fonte: Agência Brasil).

Publicidade
Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Escola Municipal de Dança Itinga promove Semana das Mães

A Escola Municipal de Dança Itinga, localizada em Itaguaí, promove entre os dias 12 e…

33 minutos ago

Projeto Teatro na Praça apresenta “O Fantasminha”, em Itaguaí

O projeto Teatro na Praça, promovido pela Prefeitura de Itaguaí, apresenta nesta quarta-feira (14), às…

1 hora ago

Saúde de Mangaratiba celebra Dia da Enfermagem

Para valorizar o trabalho dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, a Prefeitura de Mangaratiba…

2 horas ago

Atleta de Itaguaí conquista ouro no Pan-Americano de Jiu-Jitsu

A atleta de Itaguaí, Anielle Lanode do Amaral, de 36 anos, brilhou no cenário do…

4 horas ago

6 cortes ideais para cabelos finos e curtos com franja lateral

Descubra os 6 cortes ideais para cabelos finos e curtos com franja lateral. Leveza, estilo…

11 horas ago

Orquídea amarelando as raízes? Veja o que ajustar na drenagem

Raízes da orquídea amarelando? Saiba como identificar e corrigir problemas na drenagem e recuperar a…

2 dias ago