Público assiste ao documentário no Espaço Agro da Expo (Foto: Jupy Junior)
O documentário “Trabalhadores: Itaguaí não é só o Porto”, uma produção do Jornal Atual, foi lançado durante a Expo 2024 na tarde de sábado (6), no Espaço Agro, e foi um sucesso. O público presente aplaudiu o filme, que tem cerca de 28 minutos e está disponível gratuitamente no canal do Atual no YouTube. Clique abaixo e assista o filme:
Fruto de um projeto de apoio do Facebook/Meta, a ideia para o documentário de média-metragem “Trabalhadores: Itaguaí não é só o Porto” surgiu a partir do seguinte ponto de vista: Itaguaí, em relação a trabalho, não é só o Porto, a sua principal vocação econômica. É muito mais que isso. Planejado para ser o primeiro de uma série, o episódio retrata a realidade do campo, seus desafios, limitações e vivências. A ideia é produzir outros episódios para abordar a cultura, o artesanato, a pesca e outras atividades que deixem claro que o Porto não é a única maneira de trabalhar na cidade.
O filme transcorre sob o olhar e a experiência familiar de Erick Kajishima, em um relato que atravessa várias décadas e revela que a vocação do itaguaiense encontra um símbolo nos Kajishima. O avô de Erick é um dos milhares de imigrantes do Japão que fizeram de Itaguaí uma das maiores colônias japonesas do país.
A iniciativa foi patrocinada pelo Facebook/Meta, que além de aporte financeiro forneceu uma consultoria que durou quatro meses, ministrada pela jornalista Lígia Guimarães.
LANÇAMENTO NA EXPO 2024
O lançamento aconteceu no Espaço Agro, em um telão e com excelente som, e contou com a presença do principal personagem do filme – Erick Kajishima e alguns dos seus familiares, além do público que já estava no local para curtir as atrações do Espaço Agro.
Erick, que é tímido, comentou que era a primeira vez que assistia ao filme, e que adorou o resultado. Os diretores do filme trabalham no Atual. Jupy Junior e Cleber Monteiro falaram sobre a experiência de produzir e executar o roteiro. Marcelo Godinho, diretor-presidente do Jornal Atual, agradeceu a família Kajishima e enalteceu a disposição do Atual em produzir mais conteúdo audiovisual.
As filmagens aconteceram em agosto de 2023, na plantação de goiabas da família. Depois do processo de filmagem e edição, Jupy e Cleber se concentraram no material filmado para dar formato ao filme, conforme o roteiro que havia sido discutido com a mentora Lígia.
Depois do lançamento na Expo, o filme ficará disponível gratuitamente no canal do Atual no YouTube. Para acessar o canal, clique aqui.
SERVIÇO
Trabalhadores: Itaguaí não é só o Porto (episódio Kajishima)
DIREÇÃO: Jupy Junior e Cleber Monteiro
COMO ASSISTIR:
A Prefeitura de Itaguaí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoverá no próximo dia…
A bola vai voltar a rolar em Mangaratiba! Após anos sem edições, o Campeonato Municipal…
A juventude de Mangaratiba ganhou voz e protagonismo no último sábado (17) com a realização…
O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos (PAASJM), espaço educativo e cultural da…
O Disque Denúncia (2253-1177) divulgou, no sábado (17), um cartaz com o título “Quem Matou?”,…
No último sábado, 17 de maio, o clássico do cinema nacional "Limite", dirigido por Mário…
This website uses cookies.