Convênio de cooperação técnica tem combate à corrupção como alvo

ACORDO A presidente interina do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), Marianna Montebello Willeman, e o procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, firmaram na tarde da última quarta-feira (29) no salão nobre do TCE-RJ um termo de convênio entre as duas instituições (Ministério Público Estadual e TCE-RJ) visando à cooperação técnica mútua no desenvolvimento de ações de combate à corrupção, à malversação de recursos públicos, à renúncia de receitas e ao descumprimento de preceitos legais que regem a Administração Pública.

O acordo visa também fortalecer o exercício de Controle Externo e otimizar investigações conduzidas pelo Grupo de Atribuição Originária em Material Criminal (Gaocrim/MPRJ), mediante troca de dados, informações e treinamentos.

Publicidade

O convênio incrementa a proximidade entre a atuação do Tribunal de Contas e do Ministério Público com o objetivo de conferir agilidade, integração e alinhamento estratégico nas investigações de crimes praticados contra a Administração Pública, fraude à licitação e afins, sempre visando proteger o recurso público. “Para que possamos ter o aprimoramento da gestão pública é fundamental que as instituições do Estado se unam e possam realizar suas ações de maneira concertada, de maneira integrada e dialogando entre si. Especificamente aqui no Rio, o TCE-RJ e o MPRJ são as instituições de controle que assumem esse papel estratégico. Esse convênio representa um grande passo nesse sentido”, destacou a presidente interina do TCE-RJ, Marianna Montebello Willeman.

Nas atividades pertinentes ao Ministério Público, um dos principais avanços do convênio é a possibilidade de acessar de maneira imediata e integral informações existentes no banco de dados do Tribunal de Contas, o que auxiliaria e aceleraria possíveis investigações do MPRJ. Já o TCE-RJ poderá realizar auditorias governamentais que subsidiem trabalhos conjuntos com o MPRJ, utilizando, quando possível, informações compartilhada pelo parquet e fornecendo ao órgão ministerial os produtos do trabalho realizado.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Encontro para integração portuária e descarbonização no Rio de Janeiro abre inscrições

A secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar (SEENEMAR) está com inscrições abertas…

13 horas ago

Mangaratiba sedia escuta pública da Política Nacional Lei Aldir Blanc

Na manhã desta quarta-feira (21), Mangaratiba foi palco de uma importante escuta pública da Política…

14 horas ago

Ação Consumidor Social chega a Itaguaí neste sábado (24)

O programa Ação Consumidor Social, promovido pela Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON)…

17 horas ago

Mangaratiba avança em habitação com novo convênio federal

A Prefeitura de Mangaratiba firmou nesta semana um Termo de Compromisso com o Governo Federal,…

17 horas ago

Como deixar o closet com cheiro de loja de roupa nova

Veja como perfumar seu closet com cheiro de loja de roupa nova usando truques simples…

19 horas ago

Saúde de Mangaratiba entrega kits maternidade no hospital municipal

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira (21)…

1 dia ago

This website uses cookies.