Convênio de cooperação técnica tem combate à corrupção como alvo

ACORDO A presidente interina do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), Marianna Montebello Willeman, e o procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, firmaram na tarde da última quarta-feira (29) no salão nobre do TCE-RJ um termo de convênio entre as duas instituições (Ministério Público Estadual e TCE-RJ) visando à cooperação técnica mútua no desenvolvimento de ações de combate à corrupção, à malversação de recursos públicos, à renúncia de receitas e ao descumprimento de preceitos legais que regem a Administração Pública.

O acordo visa também fortalecer o exercício de Controle Externo e otimizar investigações conduzidas pelo Grupo de Atribuição Originária em Material Criminal (Gaocrim/MPRJ), mediante troca de dados, informações e treinamentos.

Publicidade

O convênio incrementa a proximidade entre a atuação do Tribunal de Contas e do Ministério Público com o objetivo de conferir agilidade, integração e alinhamento estratégico nas investigações de crimes praticados contra a Administração Pública, fraude à licitação e afins, sempre visando proteger o recurso público. “Para que possamos ter o aprimoramento da gestão pública é fundamental que as instituições do Estado se unam e possam realizar suas ações de maneira concertada, de maneira integrada e dialogando entre si. Especificamente aqui no Rio, o TCE-RJ e o MPRJ são as instituições de controle que assumem esse papel estratégico. Esse convênio representa um grande passo nesse sentido”, destacou a presidente interina do TCE-RJ, Marianna Montebello Willeman.

Nas atividades pertinentes ao Ministério Público, um dos principais avanços do convênio é a possibilidade de acessar de maneira imediata e integral informações existentes no banco de dados do Tribunal de Contas, o que auxiliaria e aceleraria possíveis investigações do MPRJ. Já o TCE-RJ poderá realizar auditorias governamentais que subsidiem trabalhos conjuntos com o MPRJ, utilizando, quando possível, informações compartilhada pelo parquet e fornecendo ao órgão ministerial os produtos do trabalho realizado.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Camélia cheia de botões que não abrem? Descubra já

Descubra por que a camélia cheia de botões pode não florescer e aprenda como estimular…

19 horas ago

Seropédica: UFRRJ recebe corrida global em prol da saúde

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) realiza neste domingo (4), às 7h30,…

2 dias ago

A receita caseira que tira manchas de ferrugem da pia e do chão

Você percebeu aquelas temidas manchas alaranjadas surgindo na pia ou no piso e pensou que…

2 dias ago

Prefeito de Mangaratiba se reúne com representantes da CCR RioSP

O prefeito de Mangaratiba, Luiz Claudio Ribeiro, participou na última quarta-feira (30/04) de uma reunião…

3 dias ago

PM apreende arma e drogas durante patrulhamento em Itaguaí

Na noite de quinta-feira (1º), a Polícia Militar apreendeu uma arma de fogo e frascos…

3 dias ago

Mangaratiba inicia operação “Virada Ambiental” e vai ampliar a fiscalização

A Prefeitura de Mangaratiba deu início, nesta terça-feira (30), à operação de fiscalização "Virada Ambiental",…

3 dias ago

This website uses cookies.