Categories: Geral

Combate à desinformação

Em 2019, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou o “Programa de Enfrentamento à Desinformação” com Foco nas Eleições de 2020, atualmente o programa já conta com a adesão de mais de 45 instituições, entre partidos políticos e entidades públicas e privadas, com o objetivo de enfrentar os efeitos negativos decorrentes da desinformação à imagem e à credibilidade do processo eleitoral. 

O programa orienta-se por seis eixos temáticos: “Organização interna”, “Alfabetização Midiática”, “Contenção à Desinformação”, “Identificação e Checagem de Desinformação”, “Aperfeiçoamento do Ordenamento Jurídico” e “Aperfeiçoamento de Recursos Tecnológicos”.

Publicidade

O eixo “Alfabetização Midiática” tem como objetivo à capacitação direcionada à identificação e checagem de práticas de desinformação, além de ensino sobre o processo eleitoral, principalmente quanto ao funcionamento das urnas eletrônicas. Por sua vez, o eixo “Aperfeiçoamento do Ordenamento Jurídico” almeja a revisão e o aperfeiçoamento do ordenamento jurídico.

No momento do lançamento do programa, a então presidente do TSE, ministra Rosa Weber, afirmou que o enfrentamento dos efeitos negativos provocados pela desinformação exige a adoção de ações de curto a longo prazo. “São sérios e graves os danos que a desinformação pode causar à imagem e à credibilidade da Justiça Eleitoral, à execução das atividades a ela incumbidas e aos atores envolvidos (partidos políticos, eleitores, magistrados, servidores)”, destacou a magistrada.

O programa conta com a parceria das maiores plataformas de mídias sócias do mundo (Google, Facebook, Twitter e WhatsApp). As empresas comprometeram-se a adotar medidas para desestimular a proliferação de fake news.  

Em 2019 foi realizado o “Seminário Internacional Fake News e Eleições”, que contou com a participação de diversos especialistas nacionais e estrangeiros. Os resultados alcançados, bem como as sugestões fornecidas foram reunidas em um livro eletrônico disponível para download.

Ao contrário da informação, a desinformação é prejudicial à sociedade, por isso é muito importante combatermos essa prática.  

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Camélia cheia de botões que não abrem? Descubra jáCamélia cheia de botões que não abrem? Descubra já

Camélia cheia de botões que não abrem? Descubra já

Descubra por que a camélia cheia de botões pode não florescer e aprenda como estimular…

3 horas ago
Seropédica: UFRRJ recebe corrida global em prol da saúdeSeropédica: UFRRJ recebe corrida global em prol da saúde

Seropédica: UFRRJ recebe corrida global em prol da saúde

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) realiza neste domingo (4), às 7h30,…

1 dia ago
A receita caseira que tira manchas de ferrugem da pia e do chãoA receita caseira que tira manchas de ferrugem da pia e do chão

A receita caseira que tira manchas de ferrugem da pia e do chão

Você percebeu aquelas temidas manchas alaranjadas surgindo na pia ou no piso e pensou que…

1 dia ago

Prefeito de Mangaratiba se reúne com representantes da CCR RioSP

O prefeito de Mangaratiba, Luiz Claudio Ribeiro, participou na última quarta-feira (30/04) de uma reunião…

2 dias ago

PM apreende arma e drogas durante patrulhamento em Itaguaí

Na noite de quinta-feira (1º), a Polícia Militar apreendeu uma arma de fogo e frascos…

2 dias ago

Mangaratiba inicia operação “Virada Ambiental” e vai ampliar a fiscalização

A Prefeitura de Mangaratiba deu início, nesta terça-feira (30), à operação de fiscalização "Virada Ambiental",…

2 dias ago