Obra de interligação entre os sistemas Mazomba e Ribeirão das Lajes, uma das intervenções que a concessionária divulgou sobre melhoria do serviço (Divulgação)
A Rio+Saneamento completa neste mês seis meses à frente da operação plena do abastecimento de água em 18 municípios do Rio, incluindo 24 bairros da Zona Oeste do Rio e três cidades da Região Metropolitana. Em Itaguaí e Seropédica, dois dos principais municípios que integram a área de atuação, a concessionária prestou à população neste período mais de 2,5 mil serviços operacionais. O número inclui manutenções preventivas e emergenciais, reparos de vazamentos, instalação de hidrômetros, entre outras ações.
Segundo a companhia, houve investimento de R$ 50 milhões em obras e intervenções para garantir a qualidade dos serviços nas localidades do chamado Bloco 3. A previsão é que os investimentos cheguem a R$ 100 milhões em todos os municípios sob concessão da Rio+Saneamento até o fim do primeiro ano de operação.
Em Itaguaí e Seropédica foram cerca de 38 mil atendimentos por meio dos canais de relacionamento da empresa, tanto em lojas como telefone, canais digitais, site, Whatsapp e aplicativo Cliente Rio+. No total de atendimentos em todos os municípios cobertos pela empresa, o número passa de 350 mil.
Nestes seis meses, foram 14 mil análises laboratoriais em Itaguaí e 3 mil em Seropédica para garantir o monitoramento e o controle da qualidade da água distribuída e o esgoto tratado.
Até o momento, foram incorporados mais de 78 mil novos clientes à empresa nas 18 cidades em que a Rio+Saneamento está presente. Pouco mais de 34 mil – 43% desse total – são moradores de Itaguaí e Seropédica. Nos dois municípios, houve geração de cerca de 100 empregos diretos, dos mais de 1 mil criados nas 18 cidades sob concessão. A expectativa é gerar 5 mil empregos diretos e indiretos ao longo dos 35 anos de contrato.
REGIÃO METROPOLITANA
Nestes seis meses de operação, os municípios de Itaguaí, Seropédica e Paracambi receberam investimentos que proporcionaram a melhora do sistema de abastecimento de diferentes pontos da região.
Entre as principais obras realizadas no período em Itaguaí está a interligação entre adutoras dos sistemas Ribeirão das Lajes e Mazomba, que tem como objetivo garantir a regularidade no fornecimento de água à população de seis bairros da cidade: Engenho, Jardim Ueda, Leandro, Mazomba, Morro da Corte e Santa Cândida.
Na mesma região, a concessionária deu início à ampliação da rede de abastecimento do Distrito Industrial de Paracambi, obra considerada primordial para o desenvolvimento econômico do município. Intervenção semelhante está prevista para os próximos meses na zona industrial de Seropédica.
Nas três cidades, entre as medidas adotadas para regularizar o fornecimento, a Rio+Saneamento assumiu o controle total das manobras para a distribuição de água por meio da adoção de rotinas operacionais e da automatização das bombas hidráulicas, além da instalação de pontos de monitoramento de pressão e de macromedidores – equipamentos que medem o volume de água produzido e fornecido à população.
A Casa Amarela, um dos espaços mais tradicionais e queridos de Muriqui, em Mangaratiba, prepara…
A Prefeitura de Itaguaí começou a demolição do Hospital N.Sª da Guia nesta terça-feira (15).…
A Secretaria de Saúde de Mangaratiba entregou nesta quarta-feira (16) uma nova ambulância do SAMU.…
O Centro Cultural Pomar da Casa Branca foi oficialmente inaugurado nesta quarta-feira (16), em uma…
Em breve, os moradores de Conceição de Jacareí contarão com um novo e importante reforço…
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deu início nesta quinta-feira (17) à Operação Semana Santa/Tiradentes 2025,…
This website uses cookies.