Charlinho e Abelardinho têm diplomas cassados pela Justiça Eleitoral

DECISÃO Em julgamento realizado nesta quarta-feira (5), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) cassou, por quatro votos a três, a diplomação que deu condição de posse ao prefeito de Itaguaí, Carlo Bussato Junior, o Charlinho, e Abeilard Goulart de Souza Filho, o Abelardinho. Segundo a advogada dos recorrentes, Vânia Aieta, cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral e Charlinho e Abelardinho só serão afastados após trânsito em julgado.

Autores da ação que provocou a atuação do TRE-RJ, Weslei Gonçalves Pereira e Aramis Bezerra Brito Júnior sustentaram que os opositores não podiam ser diplomados porque Charlinho, o cabeça de chapa, foi condenado pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região a cumprir pena de 14 anos e oito meses de reclusão. Em seu pronunciamento ao TRE-RJ, o procurador regional eleitoral Sidney Pessoa Madruga citou como importante ressaltar que a minirreforma eleitoral preservou o cabimento do recurso contra expedição de diploma às hipóteses de inelegibilidade ou da falta de condição de elegibilidade.

Publicidade

A tentativa da defesa, de livrar a chapa Charlinho-Abelardinho da degola, tentou encontrar nos prazos entre a condenação e a expedição do diploma pelo TRE-RJ uma saída para apelar para a preclusão da sentença, alegando não haver o chamado trânsito do processo em julgado, expressão usada para uma decisão ou acórdão judicial da qual não se pode mais recorrer, seja porque já passou por todos os recursos possíveis, seja porque o prazo para recorrer terminou ou por acordo homologado por sentença entre as partes. No entanto, o procurador Sidney Madruga se contrapôs ao esforço, sustentando que a cassação está em consonância com uma nova orientação adotada pelo Supremo Tribunal Federal. Segundo ele, essa orientação garante um sistema eleitoral saudável, lastreado na moralidade para o exercício do mandato eletivo.

O procurador regional eleitoral concluiu pela procedência do recurso contra a expedição de diploma a Charlinho e a Abelardinho, aproveitando para louvar a evolução do sistema jurídico-eleitoral no sentido de conseguir maior eficácia na punição de faltosos. “A condenação proferida por órgão judicial colegiado se aperfeiçoou, permitindo a cassação do diploma outorgado a Carlo Busatto Junior”, finalizou.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Orquídea amarelando as raízes? Veja o que ajustar na drenagem

Raízes da orquídea amarelando? Saiba como identificar e corrigir problemas na drenagem e recuperar a…

20 horas ago

Itaguaí sedia 1º Encontro de Enfermagem da Costa Verde

Entre os dias 15 e 17 de maio, o município de Itaguaí sediará o primeiro…

22 horas ago

Operação embarga obras irregulares em Conceição de Jacareí

A Prefeitura de Mangaratiba realizou, nesta quinta-feira (8), uma nova etapa da operação Virada Ambiental…

2 dias ago

Prefeito de Mangaratiba presta contas dos 100 dias de governo

O prefeito de Mangaratiba, Luiz Claudio Ribeiro, apresentou nesta quinta-feira (8) um balanço dos 100…

2 dias ago

Cemaee de Itaguaí promove inclusão com aulas de cozinha experimental

No Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (Cemaee) de Itaguaí, a inclusão vai além da…

2 dias ago

Mangaratiba faz Dia D de Vacinação contra a gripe neste sábado (10)

Neste sábado (10), o município de Mangaratiba promove o Dia D de Vacinação contra Influenza,…

2 dias ago

This website uses cookies.