Central da Polícia utiliza motopatrulhas para atender ocorrências simples

A Secretaria de Polícia Militar do Rio de Janeiro deu início ao projeto-piloto do Serviço de Motopatrulha, destinado a atender as ocorrências de menor potencial ofensivo. O objetivo da medida é reduzir o tempo no atendimento acionado pela Central 190 e, consequentemente, aumentar a capacidade operacional de policiamento ostensivo.

O projeto, em caráter experimental, será posto em prática inicialmente em quatro batalhões: 5º BPM (Praça da Harmonia), 12º BPM (Niterói), 20º BPM (Mesquita) e 23º BPM (Leblon). Dois policiais militares, cada um em uma motocicleta, passarão a fazer o primeiro atendimento de ocorrências de menor gravidade ou assistenciais, que respondem por mais de 60% dos acionamentos da Central 190.

Publicidade

Além de reduzir o tempo de atendimento em função da maior agilidade das motocicletas para trafegar em áreas de congestionamento no trânsito, o Serviço de Motopatrulha possibilitará que mais viaturas estejam disponíveis para o patrulhamento das ruas. De acordo com estudos da Coordenadoria de Assuntos Estratégicos (CAEs) da Polícia Militar do Rio de Janeiro, 68% dos acionamentos da Central 190 são relativos a ocorrências de menor potencial ofensivo, administrativas ou assistenciais.

“Esse percentual demonstra que muitas demandas de nossa rotina podem ser atendidas de forma mais rápida, possibilitando o emprego de viaturas para as ocorrências de maior gravidade ou mesmo no patrulhamento das ruas”, explicou o porta-voz da PM, coronel Mauro Fliess.

Durante o período de teste, ainda sem prazo estipulado, serão levantadas informações para aferir a efetividade da medida. Caso os resultados sejam positivos, o Serviço de Motopatrulha será estendido a outras unidades.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Orquídea amarelando as raízes? Veja o que ajustar na drenagem

Raízes da orquídea amarelando? Saiba como identificar e corrigir problemas na drenagem e recuperar a…

18 horas ago

Itaguaí sedia 1º Encontro de Enfermagem da Costa Verde

Entre os dias 15 e 17 de maio, o município de Itaguaí sediará o primeiro…

21 horas ago

Operação embarga obras irregulares em Conceição de Jacareí

A Prefeitura de Mangaratiba realizou, nesta quinta-feira (8), uma nova etapa da operação Virada Ambiental…

2 dias ago

Prefeito de Mangaratiba presta contas dos 100 dias de governo

O prefeito de Mangaratiba, Luiz Claudio Ribeiro, apresentou nesta quinta-feira (8) um balanço dos 100…

2 dias ago

Cemaee de Itaguaí promove inclusão com aulas de cozinha experimental

No Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (Cemaee) de Itaguaí, a inclusão vai além da…

2 dias ago

Mangaratiba faz Dia D de Vacinação contra a gripe neste sábado (10)

Neste sábado (10), o município de Mangaratiba promove o Dia D de Vacinação contra Influenza,…

2 dias ago

This website uses cookies.