Câmara de Itaguaí veta plano de saneamento básico

Em uma sessão tranquila, a Câmara Municipal de Itaguaí (CMI) aprovou, na terça-feira (18), todas as indicações da pauta do dia em votação no painel eletrônico. Os vereadores só entraram em divergência em alguns pareceres, como, por exemplo, o da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), que vetou o projeto de lei de autoria do vereador Waldemar Ávila (PHS), que instituía o Plano Municipal de Saneamento Básico referente à prestação dos serviços de abastecimento de água potável, de esgotamento sanitário, de drenagem e manejo das águas pluviais urbanas, de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

Outra matéria que entrou em discussão foi o projeto de lei de autoria do vereador Genildo Gandra (PDT), que estabelece o direito de as mães amamentarem seus filhos durante a realização de concurso público na administração municipal, que também foi considerado inconstitucional pelo relator da CCJR, posição acompanhada pelos demais vereadores.

Publicidade

Quem comemorou a derrubada do parecer da CCJR, foi o vereador André Amorim (PR), já que o seu projeto de lei, sugerido pelo Movimento Brasil Livre, foi aprovado. O projeto estabelece mecanismo de seguro para garantir o interesse público nos processos de licitação e a correta aplicação dos recursos público. Com a derrubada do veto, o projeto vai seguir adiante. “Esse projeto de lei estabelece a contratação de seguro para que não aconteça aqui em Itaguaí o que acontece em vários outros lugares, em que se começa uma obra com o dinheiro do contribuinte e essa obra é paralisada no meio sem que ninguém tenha conhecimento. Esse projeto visa acabar com esse tipo de situação”, explicou André Amorim, solicitando  que associações de moradores, movimentos comunitários e munícipes que tenham projetos para propor devem, encaminhá-los à CMI.

Os vereadores também aprovaram o Projeto de Lei 3770/19, de autoria do vereador Ivan Charles (PSB), que institui o Cadastro de Identificação das Pessoas com Deficiência de Qualquer Natureza e Mobilidade Reduzida residentes no município. Os parlamentares de Itaguaí aprovaram ainda o projeto de lei de autoria do vereador Waldemar Ávila, que autoriza o Poder Executivo a emitir selo de procedência e qualidade aos produtores oriundos da agricultura familiar e artesanais produzidos no município.

Também foi aprovado o parecer da Comissão de Defesa da Mulher (CDM) favorável ao projeto de lei de autoria do vereador Ivan Charles que estabelece diretrizes para a Política Municipal de Enfrentamento e Atendimento às Mulheres em Situação de Violência.

O projeto de lei que institui no município o Dia Municipal de Combate à Obesidade e o projeto de lei que desobriga as pessoas obesas a passar por catracas quando do embarque e desembarque em transporte público e privado, assim como em estabelecimentos públicos e privados no município. Os projetos de autoria dos vereadores Noel Pedrosa (Avante) e Vinícius Alves (PRB) foram aprovados.  

Utilidade pública para o Itaguaí Atlético Clube

Os parlamentares aprovaram também, por unanimidade, os dois projetos de lei, de autoria do vereador Carlos Kifer (PP), que considera de utilidade pública tanto o Itaguaí Atlético Clube (IAC), quanto o Veneto Futebol Clube. “Esses dois projetos são de autoria de todos os vereadores que reconhecem a grande utilidade que tem o IAC, que há anos vem prestando serviços à sociedade itaguaiense”, ressaltou o vereador.

Já o vereador Ivan Charles disse que o projeto é de suma importância não só para IAC, mas para o município. “Itaguaí possui cerca 130 mil habitantes, não tem um time pelo menos na terceira divisão do Campeonato Carioca. Com esse título de utilidade pública, o IAC poderá dar entrada no título de utilidade pública estadual e pleitear também o apoio do Governo do Estado para que ajude o clube a quitar a sua dívida junto à Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, e, quem sabe, o clube possa voltar a disputar a terceira divisão do estadual”, destacou o parlamentar, lembrando a participação do IAC na terceira divisão do Carioca na década de 1990. “Nessa época, o campo do IAC vivia lotado nos domingos de jogos do clube”, lembrou. 

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

4 cuidados para manter o manjericão sempre cheiroso

Descubra os 4 cuidados essenciais para manter o manjericão sempre cheiroso e pronto para uso…

1 hora ago

Naufrágio em Itaguaí deixa três desaparecidos e um morto

Na noite da última segunda-feira (14), um barco com seis pessoas naufragou nas proximidades do…

18 horas ago

Polícia Federal investiga Dr. Rubão e Aarão

Com situação política ainda em suspense, o ex-prefeito de Itaguaí, Rubem Vieira de Souza, o…

18 horas ago

Mangaratiba instala sala AmigãoCão para terapia assistida por cães

A Prefeitura de Mangaratiba deu mais um importante passo na promoção da inclusão social com…

18 horas ago

PRF recupera carro com sinais de identificação adulterados em Itaguaí

Na noite desta terça-feira (15), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou um veículo com sinais…

20 horas ago

Reflexões sobre a política em Mangaratiba

O convidado do Podcast Atual da terça-feira (15) foi o vereador Kaio Luiz Peixoto Freijanes,…

23 horas ago

This website uses cookies.