Biometria: saiba se eleitores que não fizeram cadastro podem votar

Às vésperas de mais um primeiro turno de eleições gerais, são muitas as dúvidas que eleitores querem sanar. E uma das mais recorrentes diz respeito à biometria, método que a Justiça Eleitoral pretende implementar, em caráter definitivo, para identificação dos que vão às urnas. Mas enquanto o processo não abrange toda a população, as pessoas que ainda não realizaram o registro de identificação digital podem votar normalmente. É sobre isso que fala a quarta matéria da série do ATUAL sobre as Eleições 2022.

Aqueles que ainda não concluíram o cadastro biométrico vão poder votar com a apresentação apenas de um documento oficial com foto. Mas a verdade é que embora não seja obrigatório, o reconhecimento digital nas eleições é uma realidade cada vez mais presente no Brasil.

Publicidade

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) informa que os 92 municípios do estado já contam com biometria. E além do documento com foto, uma outra possibilidade para quem não protocolou o cadastro biométrico na Justiça Eleitoral é o registro por meio de algum órgão conveniado – Detran (Departamento de Trânsito) ou Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito).

LEIA MAIS:

Saiba que documentos levar e se é possível votar sem título

Saiba como justificar ausência sem pagar multa

O que é permitido e proibido no dia das eleições

Portanto, no domingo, as pessoas que nunca votaram usando a biometria, mas buscaram os serviços dos órgãos conveniados nos últimos anos, vão poder validar a biometria na seção eleitoral justamente graças a essa parceria.

O procedimento vai acontecer da seguinte forma: ao chamar o eleitor da vez na seção eleitoral, o mesário vai consultar, no caderno de votação, se junto ao nome da pessoa consta o seguinte aviso: “Biometria fornecida por órgão conveniado à Justiça Federal”. Se for o caso, ela vai apenas validar sua identificação digital no leitor do TRE-RJ, com um máximo de quatro tentativas – caso não haja reconhecimento imediato da biometria.

MAIS AGILIDADE

A importação de biometria de outros órgãos para a Justiça Eleitoral, que foi criada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2017, tem o objetivo de agilizar o processo de inscrição biométrica.

Atualmente, o TRE-RJ tem o registro digital de aproximadamente 7,2 milhões de eleitores – o que representa 56,6% do total do eleitorado fluminense de 12,8 milhões. Os que ainda não têm as digitais cadastradas correspondem a 5,5 milhões.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Polícia Militar remove barricadas em comunidades de Itaguaí

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro realizou, nesta terça-feira (14), uma operação…

8 horas ago

O Evangelho e a política como temas

O convidado do Podcast Atual da terça-feira (13) foi Evandro Lourenço, popularmente conhecido como O…

10 horas ago

UFRRJ abre seleção para professor substituto no campus Seropédica

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) está com inscrições abertas para cinco…

10 horas ago

Mangaratiba inicia programa para fortalecer educação básica

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, deu início ao Programa…

13 horas ago

Operação Virada Ambiental remove construções irregulares em Itacuruçá

Em mais uma etapa da Operação Virada Ambiental, a Prefeitura de Mangaratiba intensificou o combate…

14 horas ago

4 cortes desfiados que dão leveza aos fios grossos e pesados

Veja 4 cortes desfiados perfeitos para quem tem cabelo grosso e quer mais leveza e…

19 horas ago

This website uses cookies.