Itaguaí

Bate-bolas homenageiam o autismo em Itaguaí

Turma VGI emociona foliões com representatividade e mensagem de conscientização sobre o espectro autista

O Carnaval de Itaguaí ganhou um brilho especial este ano com a emocionante homenagem da turma de bate-bolas VGI (Velha Guarda de Itaguaí) ao autismo. Com fantasias ricas em detalhes e cores vibrantes, o grupo não apenas manteve viva a tradição carnavalesca, mas também trouxe uma importante mensagem de inclusão e conscientização.

A VGI, composta este ano por Luciano Rodrigues, Tiago Padilha, os irmãos Carlos Renato e Márcio Godinho e Miguel, filho de Carlos, decidiu adotar o tema após uma reunião de planejamento. Diante de diversas opções, Carlos e Márcio sugeriram a homenagem ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), motivados pela importância da representatividade e do impacto social da causa.

Publicidade
Os bate-bolas da VGI fizeram a fantasia com quebra-cabeça colorido, símbolo mais conhecido do autismo FOTOS DIVULGAÇÃO

Luciano Rodrigues, que participa do bate-bola desde 1985, falou sobre a forte repercussão da homenagem e a emoção gerada pelo tema: “Nós passávamos pelas pessoas, que nos viam e tentavam conversar conosco. Um rapaz de mais de 30 anos se aproximou e começou a falar. Suas palavras nos emocionaram profundamente. O momento teve uma grande repercussão. Eu já esperava que causasse algum impacto, mas não imaginei que fosse tão significativo. O tema é realmente muito forte e tocante.”, destacou.

A escolha das fantasias não apenas trouxe mais visibilidade à comunidade autista, mas também ajudou a sensibilizar o público sobre a importância da empatia e do respeito às diferenças. Através da força visual e da mensagem transmitida, a VGI contribuiu para quebrar preconceitos e reforçar a necessidade de inclusão social.

Detalhes da fantasia: na direita se vê a arte usada no escudo, que tem escrito em inglês a palavra “autismo”. No outro, aplicado na casaca do bate-bola, a inscrição: Meu cérebro funciona diferente, é verdade, mas meu coração sente como o seu!”

O Carnaval como espaço de inclusão

O tradicional grupo de bate-bolas de Itaguaí se destaca por escolher temas impactantes para suas fantasias a cada ano. Em 2025, a homenagem ao autismo se tornou um marco especial na folia da cidade. A iniciativa reforça a importância de dar visibilidade às pessoas autistas e suas famílias, incentivando a reflexão sobre inclusão e acessibilidade em diferentes espaços da sociedade.

Com gestos como esse, o Carnaval se fortalece não apenas como uma festa de cores e celebração, mas também como um movimento de conscientização e transformação social.

Colaborou Alexandre Bal Iapeter

Marcelo Godinho

Marcelo Godinho é bacharel em Comunicação Social, graduado em Jornalismo pela Universidade Gama Filho e é o profissional responsável e fundador do Jornal Atual.

Recent Posts

Peça teatral em Mangaratiba alerta alunos sobre combate ao bullying

Nesta segunda-feira (5), os alunos da Escola Municipal Maria Rosa Magalhães, localizada na Estrada RJ…

4 horas ago

Concurso em Niterói oferece salários de até R$ 12,9 mil

A Prefeitura de Niterói abriu inscrições para o concurso público da Fundação de Previdência dos…

4 horas ago

Homem é preso por descumprir medidas protetivas em Itaguaí

Um homem foi preso no último sábado (3) por descumprimento de medidas protetivas em Itaguaí.…

6 horas ago

A apresentadora do “Sextas de Saúde”

A convidada do Podcast Atual da terça-feira (29) foi a fisioterapeuta Paula Morisco, que, em…

7 horas ago

Setor portuário movimenta economia e gera emprego em Itaguaí

Nesta quinta-feira, 1° de maio, o Brasil celebrou o Dia do Trabalho, uma data que…

9 horas ago

Prefeitura de Mangaratiba promove operação na Pedra do Urubu

A Prefeitura de Mangaratiba intensificou, no último sábado (3), as ações de fiscalização ambiental na…

9 horas ago

This website uses cookies.