Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventoscria condições para que os dois segmentos driblem perdas decorrentes da pandemia
ALENTO AO TURISMO Umas das atividades que mais impacto sofreram com o advento da pandemia do coronavírus, os setores de eventos e turismo receberam um alento e tanto essa semana, quando o Senado Federal aprovou o Projeto de Lei 5.638/2020, criando um pacote de benefícios para ambos os setores.
O projeto de lei já tinha sido aprovado na Câmara dos Deputados, no dia 3 de março, mas terá que ser submetido a nova votação naquela casa legislativa antes de ir à sanção presidencial, porque novas modificações no texto foram feitas pelos senadores durante sua apreciação na chamada câmara alta.
O autor do projeto é o deputado Felipe Carreras (PSB/PE), que o batizou como “Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos” (Perse), iniciativa destinada a criar condições para que os segmentos de eventos e turismo possam mitigar perdas de receitas decorrentes do atual estado de calamidade. Entre outras coisas, o Perse autoriza o Executivo a disponibilizar modalidades de renegociação de dívidas, incluídas as de natureza tributária, não tributária e para o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.
O Perse também institui medidas para compensar perda de receitas, como alíquota zero de PIS/Pasep, Cofins, da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido e do Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas por 60 meses. Para custear esses benefícios, o Perse prevê, além de recursos orçamentários e do Tesouro, 3% do dinheiro arrecadado com as loterias da Caixa e da Lotex e ainda recursos da emissão de títulos do Tesouro, para ações emergenciais e temporárias.
Aliás, a origem dos recursos destinados a arcar com essas despesas foi um dos dois pontos questionados pelo líderdo governo, senador Fernando Bezerra (MDB/PE), para quem o texto aprovado tem o apoio do Executivo federal, mas desde que sejam ressalvados o uso de recursos provenientes de loteria e a possibilidade de renúncia fiscal. A relatora do projeto no Senado, senadora Daniella Ribeiro (PP/PB), lembrou que seu parecer foi negociado com integrantes do Ministério da Economia.
Durante a apreciação do projeto foram feitas pelo menos sete modificações no texto aprovado na Câmara dos Deputados, incluindo a criação de duas linhas de crédito, uma no Programa Nacional de Apoio às Microempresas e outra no Programa de Garantia aos Setores Críticos; prorrogação da validade das Certidões Negativas de Débitos; inserção de buffets no rol de beneficiários; criação de indenização para empresas que tiveram redução superior a 50% no faturamento; inclusão de títulos do Tesouro como fonte de recursos para o programa; e retirada no texto da prorrogação do Programa Emergencial de Acesso ao Crédito.
Para deputada, apreciação deve ser o mais rápida possível
Segundo o texto, poderão aderir ao Perse empresas de hotelaria, cinemas, casas de eventos, casas noturnas, de espetáculos, buffets sociais e infantis, empresas que realizem ou comercializem congressos, feiras, feiras de negócios, shows, festas, festivais, simpósios ou espetáculos em geral e eventos esportivos, sociais, promocionais e culturais. Na área do turismo, o Perse inclui agências de viagens, transportadoras turísticas, entre outros. “A Câmara dos Deputados tem que apreciar esse substitutivo o mais rápido possível. Os setores de eventos e turismo foram dos mais afetados pela pandemia. É uma situação muito crítica, e, se não nos apressarmos para encontrar uma solução, corremos o risco de ter danos irreparáveis para esses segmentos”, disse a deputada federal Clarissa Garotinho (PROS/RJ), coautora de um requerimento de urgência que possibilitou, no início do mês, a apreciação rápida do projeto de lei na Câmara dos Deputados.
“Os setores de eventos e turismo foram dos mais afetados pela pandemia. É uma situação muito crítica, e, se não nos apressarmos para encontrar uma solução, corremos o risco de ter danos irreparáveis para esses segmentos”
Clarissa Garotinho
Deputada federal
O serviço de castração gratuita do PetMóvel já está em funcionamento no distrito de Muriqui,…
A Secretaria de Agricultura e Pesca de Mangaratiba deu início nesta semana ao processo de…
A Prefeitura de Mangaratiba realiza, nesta terça-feira (8), uma edição especial do Balcão de Empregos,…
Manchas difíceis são um verdadeiro desafio em qualquer casa. Seja na roupa, no sofá, nas…
O Centro de Avaliação da Ilha da Marambaia (Cadim) concluiu, nesta segunda-feira (7), a Ação…
A Prefeitura de Mangaratiba iniciou nesta segunda-feira (7) uma importante obra de saneamento na Praia…
This website uses cookies.