Angra dos Reis faz Exercício Geral de Emergência Nuclear

Quem pretende ir ou passar por Angra nos próximos dias precisa ficar atento. Com o objetivo de avaliar a eficácia da estrutura de resposta, aperfeiçoar e validar os procedimentos previstos no Plano de Emergência Externo do Estado do Rio de Janeiro (PEE/RJ) para a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), acontece entre os dias 16 e 17 de agosto, em Angra dos Reis, o Exercício Geral Integrado de Resposta à Emergência e Segurança Física Nuclear.

Trata-se de uma simulação para o caso de haver algum incidente nas usinas nucleares que funcionam na cidade vizinha à Mangaratiba.

Publicidade

A cerimônia de abertura do exercício acontece na terça-feira (15), às 10h, na sede da Defesa Civil Municipal de Angra dos Reis, com a presença de várias autoridades do segmento, que estarão à disposição da imprensa para fornecer as informações necessárias. No mesmo dia, às 14h, o Colégio Naval vai receber uma exposição de materiais, equipamentos, viaturas e embarcações que serão utilizados durante o exercício, aberta a toda a população.

Na quarta e na quinta-feira (16 e 17), ocorrem diversas atividades de simulação para situações de emergência: ativação do sistema de alerta e alarme por sirenes, evacuação de parte dos trabalhadores da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), distribuição de kits de iodeto de potássio, abrigagem de ilhéus, evacuação de parte da população residente nas Zonas de Planejamento de Emergência 3 e 5 (Guariba, Piraquara, Frade, Sertão do Frade e Praia Vermelha), coleta de amostras de solo, ar, água e vegetação no Bracuí, na Vila Histórica de Mambucaba e Tarituba, evacuação marítima na Praia Vermelha, entre outras.

ATIVIDADES COORDENADAS

Ainda na quinta-feira, o general Marcos Antonio Amaro dos Santos, ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República do Brasil – organizador do plano juntamente com a equipe do Plano de Emergência Local da Usina Nuclear – junto de comitiva, estará em Angra para acompanhar o exercício, que ainda prevê visita aos hospitais de campanha – que ficarão montados de 14 a 18 de agosto –, à central nuclear, ao Centro de Coordenação de Comando e Controle (CCCEN) e à Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Angra dos Reis.

A sexta-feira (18) será dedicada à avaliação do exercício, coordenado pelo Órgão Central do SIPRON. O Exercício Geral Integrado de Resposta à Emergência e Segurança Física Nuclear é uma operação complexa que envolve várias entidades civis e militares. O simulado prevê a mobilização de uma rede de cerca de 60 instituições, com centenas de profissionais, nos três níveis de governo: municipal, estadual e federal.

“A participação da Defesa Civil Municipal no Exercício Simulado do Plano de Emergência é muito importante. Com ele, além de testarmos a capacidade de resposta do órgão, conseguiremos fazer com que a população se sinta mais segura em relação ao Plano de Emergência. Não se espera que ocorra uma emergência nas usinas, mas todos têm que estar preparados e tranquilos”, resume o secretário de Defesa Civil de Angra dos Reis, Fábio Júnior Pires.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

5 motivos para cultivar viola tricolor e colorir vasos e jardineiras

Descubra 5 motivos para cultivar viola tricolor e encher vasos e jardineiras com flores vibrantes,…

13 horas ago

Feriado em Muriqui terá samba, pagode e DJs na Casa Amarela

A Casa Amarela, um dos espaços mais tradicionais e queridos de Muriqui, em Mangaratiba, prepara…

1 dia ago

Prefeitura inicia demolição do Hospital N.Sª da Guia para construção de nova maternidade

A Prefeitura de Itaguaí começou a demolição do Hospital N.Sª da Guia nesta terça-feira (15).…

1 dia ago

Mangaratiba entrega ambulância e veículos para transporte de pacientes

A Secretaria de Saúde de Mangaratiba entregou nesta quarta-feira (16) uma nova ambulância do SAMU.…

1 dia ago

Mangaratiba: Centro Cultural Pomar da Casa Branca é inaugurado

O Centro Cultural Pomar da Casa Branca foi oficialmente inaugurado nesta quarta-feira (16), em uma…

1 dia ago

Conceição de Jacareí terá primeira Clínica da Família de Mangaratiba

Em breve, os moradores de Conceição de Jacareí contarão com um novo e importante reforço…

1 dia ago

This website uses cookies.