Ação aconteceu no Centro de Atenção Psicossocial e reuniu usuários e seus familiares, além de coordenadores (FOTO DIVULGAÇÃO/PMM)
A Secretaria de Saúde e da Coordenação de Saúde Mental de Mangaratiba, realizou nesta quinta-feira (18), uma mobilização em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, promovido em todo país no dia 18 de maio. De acordo com a secretarial, a ação, que aconteceu no Centro de Atenção Psicossocial (Caps), reuniu usuários e seus familiares para debater ações de promoção à saúde mental, autoestima e integração. Participaram do evento, a coordenadora de Saúde Mental, Alana Escarani, e coordenadora do Caps, Luanda Xavier.
No Dia da Luta Antimanicomial diversas ações são realizadas no país a fim de debater, promover e defender a Lei 10.216/01, que prevê a reforma psiquiátrica. A legislação representa um grande avanço jurídico no que tange aos direitos dos usuários e de seus familiares em saúde mental. Tem como foco a saúde mental de base comunitária e dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas com transtornos mentais.
A lei ainda condena o formato de funcionamento dos antigos manicômios e incentiva o cuidado da saúde mental de forma assistêncial, multidisciplinar e inclusiva, com a participação dos familiares no tratamento, dentre outros incentivos.
A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos,…
Ver três mulheres no comando do embarque de minério de ferro de um terminal portuário…
Nada mais desagradável do que abrir a gaveta da cozinha e encontrar os talheres manchados,…
A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Educação, deu início nesta segunda-feira (31)…
A Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) investiga a morte de Andréia Cabral Monteiro…
Perseverança é a chave para a vitória no mundo competitivo. É com esse espírito de…
This website uses cookies.