Itaguaí

A arte de produzir com as próprias mãos

Presidente da Cooperativa de Artesãos de Itaguaí Arte e Cultura, Cristiane Serafim participa do Podcast Atual temático alusivo ao Dia do Artesão

Na segunda edição temática do Podcast Atual, essa alusiva ao Dia do Artesão, a convidada foi da terça-feira (25) foi a artesã Cristiane Serafim. Ela é presidente da Cooperativa de Artesãos do Município de Itaguaí Arte e Cultura (Camiac). Também é responsável pela Coordenadoria de Artesanato na Plenária dos Conselhos Comunitários de Itaguaí. Além disso, é delegada dos Fóruns Estaduais de Artesanato junto à Federação de Artesanato do Rio de Janeiro (Faerj).

O Dia do Artesão é comemorado em 19 de março, em homenagem a São José, o padroeiro dos artesãos. Segundo a tradição cristã, ele, o pai de Jesus, foi carpinteiro. Estabelecida pela Organização das Nações Unidas, a data teve celebração em Itaguaí com uma edição especial da Feira dos Artesãos, no Calçadão da Rua Paulo de Frontin.

A feira tem edições mensais naquele corredor comercial do centro todos os domingos na feira do Parque Municipal de Itaguaí.

Nova geração de artesãos

Cristiane Serafim integra uma nova geração de artesãos, que na cidade tem como precursora na atividade a artesã Aneir Rodrigues Viegas Rocha. A veterana Dona Aneir fundou e preside há 23 anos da Olho na Arte Associação de Arte e Artesanato de Itaguaí. Com sua experiência e trabalho, muito ajudou Cristiane Serafim a se inserir e a fortalecer o seu trabalho no mercado do artesanato na própria cidade e também em outros mercados.

Na conversa com o jornalista Renato Reis, Cristiane disse que foi uma ajuda muito bem-vinda, depois que ela venceu a dificuldade de ser canhota, o que ela encarou inicialmente como uma limitação. O que parecia um empecilho acabou superado com as aulas que Cristiane frequentou no então Centro Social Urbano, orientada por uma habilidosa professora de artesanato. Com o trabalho iniciado, Cristiane intensificou a participação em feiras e vislumbrando a possibilidade de agregar aqueles que militavam na atividade, fazendo nascer a Camiac. A instituição começou com 30 sócios cooperados, que atualmente já são 60. Mas hoje a entidade também tem sócios não cooperados. Seus trabalhos ganham visibilidade em diversas feiras e já alcançaram mercados no estado do Espírito Santo e até em Portugal.

A consolidação e união à Faerj

Cristiane contou que a Camiac trabalha para qualificar os artesãos em aspectos com a participação em feiras e com a precificação dos produtos, contando com parcerias com instituições como o Sebrae. Num avanço mais recente, Cristiane, que também é técnica  ambiental, alia sua produção cuidados com a sustentabilidade, optando pela reciclagem como mais uma forma de captação de insumos para a produção de suas peças. Esse conceito ela também transforma em ensinamentos para aqueles com quem convive na Camiac.

O trabalho de Cristiane Serafim em Itaguaí a levou a se aproximar de Néa Mariozz, que é ex-coordenadora de Artesanato da Secretaria de Estado de Turismo e preside atualmente a Faerj. O órgão atua em diferentes frentes. Um exemplo é a ajuda aos profissionais para o acesso à Carteira do Artesão, documento que identifica os profissionais da área são e garante descontos em comércios varejistas. Unidos, os artesãos já obtiveram conquistas como o reconhecimento do feltro como insumo para a produção artesanal, conquista obtida junto ao Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro. Outra iniciativa que agora merece a atenção de Cristiane Serafim e de seus pares é a luta pela aposentadoria dos artesãos.

Trabalho e reconhecimento

Através da Camiac, Cristiane organizou a 1ª Feira de Arte e Cultura Mãos Criativas de Itaguaí. Essa feira foi viabilizada por meio de edital de uma lei de incentivo federal. Também organizou o 1º Fórum Municipal de Artesãos de Itaguaí. Cristiane contou que o seu trabalho vai além de enxergar os colegas apenas como artesãos. “Eu vejo e acolho a pessoa. Por isso, quando uma pessoa procura a Camiac, faço questão de que se inscreva comigo”, disse. É uma dedicação que já fez da artesã nascida no Espírito Santo, mas é itaguaiense de coração, merecedora de uma Moção de Reconhecimento, que lhe foi concedida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A íntegra da conversa de Cristiane Serafim com o jornalista Renato Reis está no link https://www.youtube.com/live/Jn3xFC-BQjw.  

Cristiane Serafim e Renato Reis tiveram uma conversa alusiva ao Dia do Artesão, focada no fortalecimento da atividade em Itaguaí

Leia também: Prefeitura do Rio quer unir municípios para consolidar o estado como potência audiovisual

Renato Reis

Renato Reis é bacharel em Comunicação Social, graduado em Jornalismo pela Universidade Gama Filho e atua como editor da edição digital do Jornal Atual.

Recent Posts

Guarda Municipal de Mangaratiba salva jovem de engasgo

No último domingo, 30 de março, a Guarda Civil Municipal de Mangaratiba (GCM) atendeu a…

8 horas ago

Itaguaí lança Refis com descontos de até 99% em juros e multas

A Prefeitura de Itaguaí inicia, a partir de 1º de abril, o Programa Especial de…

8 horas ago

6 benefícios do chocolate para a saúde mental

Ao pensar em chocolate, muitas pessoas lembram de conforto, prazer e momentos felizes. E não…

2 dias ago

Alunos da Serra do Piloto participam do Projeto Cineclube Rio Itinerante

Mangaratiba recebeu, nesta sexta-feira (28), o Projeto Cineclube Rio Itinerante, uma iniciativa que busca democratizar…

2 dias ago

Mangaratiba faz evento para combater a violência de gênero nas escolas

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Saúde e do Programa Arte Viva,…

2 dias ago

Serra do Piloto: turismo rural em destaque com novo circuito

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos, realizou nesta…

2 dias ago

This website uses cookies.