Categories: Geral

Considerações Jurídicas a Respeito das Fake News

Discursos de ódio, boatos, julgamentos equivocados, manipulações, fake news, são esses os problemas que a população brasileira está enfrentando, pois ainda está aprendendo a se relacionar com a mídia de forma crítica. 

Publicidade

O termo “fake news” ou notícia falsa, em português, é utilizado para denominar informações falsas que são publicadas em redes sociais.

As razões para a criação de notícias falsas são muitas. Em algumas hipóteses, os autores criam manchetes com a finalidade de atrair acessos aos sites e, assim, faturar com a publicidade digital.

Contudo, as “fake news” também podem ser utilizadas exclusivamente para induzir pessoas ao erro ou criar boatos absurdos, por meio de mentiras e disseminações de ódio. Essas notícias falsas provocam graves desastres na vida de pessoas comuns, celebridades, empresas e políticos, principalmente, no período eleitoral.  

Caro leitor, certamente, você já recebeu algum boato falso nas suas redes sociais, tendo, inclusive, exercido um julgamento equivocado e precipitado sobre os fatos apresentados.  

Diante desse cenário e suas consequências desastrosas, quais as medidas que o Governo Brasileiro tem adotado recentemente para enfrentar esse problema? 

No final de junho o projeto de Lei n. 2.630/2020 que institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet foi aprovado pelo Senado Federal.

O seu texto cria medidas para combater à disseminação de informações falsas nas redes sócias, como Facebook e Twitter, bem como, serviços de mensagens privadas, como WhatsApp e Telegram.

Agora o projeto de lei encontra-se em debate na Câmara dos Deputados, onde deve ter sua votação acelerada, em razão do episódio sofrido pelo influenciador digital Felipe Neto.

Outro importante instrumento jurídico é a Lei n. 12.965/14 (Marco Civil da Internet), que estabelece princípios, garantias, direito e deveres para o uso da internet no Brasil.

O grande problema enfrentado no combate as notícias falsas é a colisão de princípios constitucionais. À sociedade caberá, por meio de suas instituições, reprimir essa prática nefasta, preservando, contudo, as garantias da liberdade de imprensa e livre manifestação do pensamento.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Facerj debate potencialidades do mar em cidades litorâneas do RJ

As oportunidades de negócios cooperativistas na Economia do Mar do Rio de Janeiro, estado que,…

16 minutos ago

Trio fala sobre a Paixão de Cristo em Mangaratiba

Os convidados da quinta-feira (3) do Podcast Atual foram o ator Daniel Soares e os…

3 horas ago

Autismo na agenda do Podcast Atual

Na quarta-feira (2) é celebrado o Dia Mundial do Autismo, data instituída pela Organização das…

3 horas ago

Aprenda a cultivar a sempre-viva e ter flores que duram anos

Aprenda a cultivar a sempre-viva com sol, solo e cuidados simples. Flores que duram anos…

20 horas ago

Atleta de Itaguaí busca patrocínio para seguir brilhando nos tatames

A jovem atleta Emilly Freitas Feijó, de apenas 11 anos, é um dos grandes destaques…

2 dias ago

Mangaratiba cria gabinete de crise para enfrentar chuvas intensas

Com a previsão de chuvas intensas nas próximas horas e ao longo dos próximos dias,…

2 dias ago

This website uses cookies.