Categories: Geral

Considerações Jurídicas a Respeito das Fake News

Discursos de ódio, boatos, julgamentos equivocados, manipulações, fake news, são esses os problemas que a população brasileira está enfrentando, pois ainda está aprendendo a se relacionar com a mídia de forma crítica. 

Publicidade

O termo “fake news” ou notícia falsa, em português, é utilizado para denominar informações falsas que são publicadas em redes sociais.

As razões para a criação de notícias falsas são muitas. Em algumas hipóteses, os autores criam manchetes com a finalidade de atrair acessos aos sites e, assim, faturar com a publicidade digital.

Contudo, as “fake news” também podem ser utilizadas exclusivamente para induzir pessoas ao erro ou criar boatos absurdos, por meio de mentiras e disseminações de ódio. Essas notícias falsas provocam graves desastres na vida de pessoas comuns, celebridades, empresas e políticos, principalmente, no período eleitoral.  

Caro leitor, certamente, você já recebeu algum boato falso nas suas redes sociais, tendo, inclusive, exercido um julgamento equivocado e precipitado sobre os fatos apresentados.  

Diante desse cenário e suas consequências desastrosas, quais as medidas que o Governo Brasileiro tem adotado recentemente para enfrentar esse problema? 

No final de junho o projeto de Lei n. 2.630/2020 que institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet foi aprovado pelo Senado Federal.

O seu texto cria medidas para combater à disseminação de informações falsas nas redes sócias, como Facebook e Twitter, bem como, serviços de mensagens privadas, como WhatsApp e Telegram.

Agora o projeto de lei encontra-se em debate na Câmara dos Deputados, onde deve ter sua votação acelerada, em razão do episódio sofrido pelo influenciador digital Felipe Neto.

Outro importante instrumento jurídico é a Lei n. 12.965/14 (Marco Civil da Internet), que estabelece princípios, garantias, direito e deveres para o uso da internet no Brasil.

O grande problema enfrentado no combate as notícias falsas é a colisão de princípios constitucionais. À sociedade caberá, por meio de suas instituições, reprimir essa prática nefasta, preservando, contudo, as garantias da liberdade de imprensa e livre manifestação do pensamento.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Atleta de Itaguaí busca patrocínio para seguir brilhando nos tatames

A jovem atleta Emilly Freitas Feijó, de apenas 11 anos, é um dos grandes destaques…

9 horas ago

Mangaratiba cria gabinete de crise para enfrentar chuvas intensas

Com a previsão de chuvas intensas nas próximas horas e ao longo dos próximos dias,…

10 horas ago

O segredo para ter margaridas florindo durante todo o ano

Descubra como manter margaridas florindo o ano inteiro com cuidados simples de solo, luz, poda…

11 horas ago

Cedae abre inscrições para 50 vagas de jovem aprendiz

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) abriu inscrições para…

1 dia ago

Muriqui ganha Centro Municipal de Atendimento Psicopedagógico

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou nesta quinta-feira (3)…

1 dia ago

PRF recupera dois veículos roubados e adulterados em Itaguaí

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou dois veículos adulterados na noite de quarta-feira (2) durante…

2 dias ago

This website uses cookies.