domingo, dezembro 5, 2021
InícioItaguaíMutirão recolhe lixo de praias da Ilha da Marambaia

Mutirão recolhe lixo de praias da Ilha da Marambaia

Uma grande ação denominada como o Dia da Consciência Ambiental da Ilha da Marambaia, realizada na manhã de quarta-feira (27), mobilizou moradores, militares do Centro da Avaliação da Ilha da Marambaia (Cadim), servidores das secretarias de Serviços Públicos, Turismo e Pesca, alunos e professores da Escola Municipal Levy Miranda. Logo pela manhã, os participantes se dividiram por todas as praias da ilha, realizando assim, um grande mutirão. Os moradores se juntaram aos militares, servidores da Prefeitura de Mangaratiba e alunos para retirar das praias todo material plástico. Durante o mutirão, os militares instalaram placas de conscientização com a seguinte informação: “Praia sem lixo é saúde. Não deixe o lixo para trás. Faça a sua parte”. Segundo o presidente da Arqmar, Fábio Alves Marçal, o principal objetivo da ação foi

Uma grande ação denominada como o Dia da Consciência Ambiental da Ilha da Marambaia, realizada na manhã de quarta-feira (27), mobilizou moradores, militares do Centro da Avaliação da Ilha da Marambaia (Cadim), servidores das secretarias de Serviços Públicos, Turismo e Pesca, alunos e professores da Escola Municipal Levy Miranda.

Logo pela manhã, os participantes se dividiram por todas as praias da ilha, realizando assim, um grande mutirão. Os moradores se juntaram aos militares, servidores da Prefeitura de Mangaratiba e alunos para retirar das praias todo material plástico. Durante o mutirão, os militares instalaram placas de conscientização com a seguinte informação: “Praia sem lixo é saúde. Não deixe o lixo para trás. Faça a sua parte”.

Segundo o presidente da Arqmar, Fábio Alves Marçal, o principal objetivo da ação foi retirar os resíduos plásticos das praias e conscientizar os moradores, principalmente os visitantes, sobre a importância de manter as praias limpas. “Grande parte destes resíduos são lançados de embarcações e do continente, que acabam encalhando nas praias das ilhas. Porém, outra parte também é deixada por visitantes, entre civis e militares”, explicou o presidente da Arqimar.

 Com intuito de promover uma radical mudança, as partes juntaram forças para retirada de uma grande quantidade de lixo. “Cerca de 300 quilos de lixo foram recolhidos das praias e caminhos. Todo esse material foi acondicionados em sacos que foram levados por uma embarcação até o continente para ser transportado até o Centro de Tratamento de Resíduos de Seropédica (CTR)”, informou Fábio Marçal.

De acordo com o comandante do Cadim, capitão de mar-e-guerra Max Guilherme de Andrade e Silva, a iniciativa faz parte de uma conscientização sobre o meio ambiente. “O dia 27 será marcado pela união de todos no mutirão de coleta de lixo das praias. Foi uma grande campanha para que as pessoas não deixem resíduos nas praias e aumentem o grau de cidadania. E dentro do contexto, o mais importante que eu vislumbrei como comandante do Cadim foi a participação das crianças da escola que são o futuro do país e, esse legado é que fica como maior ensinamento”, destacou o comandante Max  em comemoração ao sucesso do mutirão em prol do meio ambiente.

Veja mais de:
Matérias relacionadas
- Advertisment -

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!