domingo, novembro 28, 2021
InícioItaguaíEstudantes de Itaguaí vão aprender a usar a imagem como mensagem

Estudantes de Itaguaí vão aprender a usar a imagem como mensagem

Projeto estará no Ciep Maestro Francisco Mignone estimulando a reflexão sobre o futuro com o uso da fotografia como ferramenta de aprendizado A fotografia não serve somente para retratar momentos e realidades, ela também é um instrumento capaz de transformar pessoas e fazê-las enxergar com outros olhos o espaço onde vivem. Ela é arte e educação ao mesmo tempo. Buscando ampliar a percepção de estudantes de escolas públicas em cidades dos estados Do Rio de Janeiro e São Paulo, o Ministério da Cidadania e o Instituto CCR apresentam o projeto FotoArte, da ONG ImageMagica, por meio da Lei de Incentivo à Cultura e com apoio da CCR NovaDutra, que trabalha com crianças e jovens um olhar mais sensível e empático em relação ao mundo. Uma das cidades escolhidas para receber o projeto é Itaguaí, onde a caravana de arte, cultura e reflexão v

Projeto estará no Ciep Maestro Francisco Mignone estimulando a reflexão sobre o futuro com o uso da fotografia como ferramenta de aprendizado

A fotografia não serve somente para retratar momentos e realidades, ela também é um instrumento capaz de transformar pessoas e fazê-las enxergar com outros olhos o espaço onde vivem. Ela é arte e educação ao mesmo tempo. Buscando ampliar a percepção de estudantes de escolas públicas em cidades dos estados Do Rio de Janeiro e São Paulo, o Ministério da Cidadania e o Instituto CCR apresentam o projeto FotoArte, da ONG ImageMagica, por meio da Lei de Incentivo à Cultura e com apoio da CCR NovaDutra, que trabalha com crianças e jovens um olhar mais sensível e empático em relação ao mundo.

Uma das cidades escolhidas para receber o projeto é Itaguaí, onde a caravana de arte, cultura e reflexão vai estacionar no bairro Mont Serrat, no Ciep Maestro Francisco Mignone, na quinta-feira (13) e sexta-feira (14), com oficinas a partir das 8h, em vários horários. Na ocasião, educadores do projeto vão ensinar técnicas de fotografia para os alunos com a proposta de elas serem aplicadas de forma crítica e reflexiva. Parte da aula será realizada no interior do caminhão da fotografia, onde os estudantes vão conhecer o funcionamento do interior de uma câmera fotográfica.

Depois de aprenderem sobre a formação da imagem, eles serão convidados a atuar como fotógrafos, retratando um “caminho para o futuro”, junto com uma legenda. Para isso, vão utilizar seus telefones celulares e um aplicativo desenvolvido pela própria ImageMagica. As imagens serão impressas e entregues aos novos fotógrafos e as fotos e frases vai dar forma a uma exposição.

Os organizadores explicam que a oficina tem como principal objetivo mudar a forma com que as pessoas se relacionam com a fotografia, percebendo o poder que ela tem de transmitir mensagens poderosas ao mundo e mudar realidades, bastando que se tenha um conhecimento básico das técnicas fotográficas ensinadas na oficina. “O impacto do projeto nas escolas é incrível! No momento da exposição, os alunos percebem o quanto é importante a mensagem que eles passaram por suas fotografias, a importância do que eles pensam e o tamanho do valor da opinião deles dentro da escola”, conta Andreza Portela, coordenadora do núcleo educacional da ImageMagica.

O alcance do projeto, no entanto, não fica restrito aos alunos. Também haverá uma ação com os professores, que serão capacitados em oficinas com conteúdo exclusivo, incentivando o uso da fotografia como ferramenta de ensino dentro da sala de aula para suas próprias disciplinas. Ao final das oficinas, será montada uma exposição com o material produzido pelos alunos.  Ela será exibida em formato de lambe-lambe ou varal, com todas as imagens registradas, e estará aberta à visitação de toda a comunidade, o quê, segundo os organizadores, aumenta o impacto das fotografias e das mensagens criadas.

FOTOS DIVULGAÇÃO
NA CULMINÂNCIA das oficinas será montada uma exposição de fotos aberta a toda a comunidade
Veja mais de:
Matérias relacionadas
- Advertisment -

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!