Rio de Janeiro

Detran-RJ cancela mutirão para emitir a Carteira de Identidade Nacional

Decisão foi tomada pelo novo presidente do órgão, Vinícius Farah, que assumiu o cargo nesta terça-feira (25)

O Detran-RJ informou que cancelou o mutirão para emitir o documento de identidade nos postos, sem agendamento prévio. O novo presidente do órgão, Vinicius Farah, empossado oficialmente nesta terça-feira (25), decidiu pela suspensão do mutirão. Segundo ele, a decisão vale até que seja possível reorganizar o serviço, garantindo um atendimento eficiente, em respeito ao cidadão fluminense.

O atendimento agendado nas unidades segue normalmente dentro da capacidade de cada posto. Além disso, o usuário tem a opção de emitir a segunda via do documento de identidade de forma simplificada, sem necessidade de agendamento. As informações estão neste link: https://www.detran.rj.gov.br/todos-os-servicos/servicos-dic/2-via-da-carteira-de-identidade-simplificada.html.

Publicidade

Primeira via gratuita

A primeira via da CIN é gratuita e o cidadão só precisa levar a certidão de nascimento ou de casamento e o comprovante do CPF.  O atendimento nos postos será das 8h às 17h. Já nos postos no interior dos shoppings o atendimento será das 9h às 18h.

Desde janeiro de 2023 o Detran começou a expedir a CIN. O documento tem o CPF como número único de identificação, com o objetivo de evitar fraudes. O Detran escalonou a emissão do documento por idades e, desde julho do ano passado, cidadãos de todas as idades podem retirar o documento.

Código internacional

A identidade conta, ainda, com um QR Code que permite verificar a autenticidade do documento. Com isso, é possível identificar se ele foi objeto de furto, de clonagem ou de extravio. A carteira também tem um código internacional conhecido como MRZ, usado em passaportes, facilitando seu uso como documento de viagem em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros. Além disso, elementos gráficos adicionais agora dificultam falsificações.

Leia também: Colégio Piranema promove Semana da Mulher com palestras e homenagens

Texto elaborado com base em release enviado pela Ascom do Detran-RJ

Renato Reis

Renato Reis é bacharel em Comunicação Social, graduado em Jornalismo pela Universidade Gama Filho e atua como editor da edição digital do Jornal Atual.

Recent Posts

Defesa Civil de Mangaratiba participa de reunião estadual na Alerj

A Secretaria de Defesa Civil de Mangaratiba marcou presença em um importante encontro estadual realizado…

5 horas ago

Projeto + Saúde leva atendimento gratuito à população de Mangaratiba

A Secretaria Municipal de Saúde de Mangaratiba realizou nesta terça-feira (13) mais uma edição do…

6 horas ago

Jogos Escolares do Rio de Janeiro começam neste sábado (17)

O esporte estudantil vai agitar o estado do Rio de Janeiro a partir deste sábado…

9 horas ago

Projeto inicia atendimentos terapêuticos para alunos em Mangaratiba

A Secretaria de Segurança e Trânsito de Mangaratiba deu início aos atendimentos psicológicos e terapêuticos…

10 horas ago

Elimine o cheiro de fritura da cozinha com esse truque simples usando limão e vinagre

Elimine o cheiro de fritura da cozinha com esse truque simples usando limão e vinagre.…

13 horas ago

Escola Municipal de Dança Itinga promove Semana das Mães

A Escola Municipal de Dança Itinga, localizada em Itaguaí, promove entre os dias 12 e…

1 dia ago