terça-feira, março 2, 2021
  • Login
  • Registo
Sem resultados
Ver todos os resultados
Jornal Atual
  • Home
  • Notícias
  • Poder
  • Cotidiano
  • Serviço
  • Assine já
  • Home
  • Notícias
  • Poder
  • Cotidiano
  • Serviço
  • Assine já
Jornal Atual
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Cotidiano

Fim da escala do Porto de Itaguaí ameaça exportações mineiras

De redação
26 de fevereiro de 2019
em Cotidiano
0
Fim da escala do Porto de Itaguaí ameaça exportações mineiras

Representantes discutiram as possibilidades de manutenção da escala de navios no Porto de Itaguaí

146
HITS
1.4k
VISUALIZAÇÕES

A principal rota de exportação prejudicada é a que liga o Rio de Janeiro à Ásia

Em um encontro realizado na FIEMG, no início deste mês, representantes de indústrias exportadoras Minas Gerais e membros do Sindicato da Indústria do Ferro Gusa e Sindicato das Indústrias de Ferroligas e Silício Metálico (Abrafe) discutiram as possibilidades de manutenção da escala de navios no Porto de Itaguaí. “A decisão das Companhias de Navegação de suspender a escala direta do Rio de Janeiro para a Ásia se configura uma decisão extremamente prejudicial para as indústrias de Minas Gerais e do Rio de Janeiro”, pontua Alexandre Brito, consultor do Centro Internacional de Negócios da FIEMG (CIN).

Representantes das indústrias e membros dos sindicatos afirmam ainda que as consequências do cancelamento da escala não serão desprezíveis. Os custos de frete, segundo eles, já são elevados e ficariam ainda mais altos com a suspensão da escala. “Este problema é particularmente agudo para indústrias localizadas nas regiões Central, Zona da Mata, Rio Doce e vale do aço, e até mesmo em regiões do oeste do estado”, ressalta Brito.

Outro ponto levantado no encontro são os riscos de concentração do mercado, com a redução das escalas e concentração em Santos. O médio prazo uma redução no número de escalas não apenas limita as opções logísticas das empresas como tende a elevar os custos logísticos e, portanto reduz a competitividade das exportações brasileiras. Enquanto as empresas se esforçam para reduzirem o custo e manter os clientes no exterior, as companhias de navegação acabam por absorver os ganhos possíveis deste esforço.

A linha que atualmente tem a escala no em Itaguaí atende a mercados asiáticos muito importantes para as exportações de Minas e do Brasil. Além de escalas em Santos a linha atende aos mercados situados na Coréia do Sul, norte (Qingdao), centro (Shangai) e sul da China (Shenzen), além de atracação em Cingapura e Malásia. A linha traz produtos asiáticos para o Brasil e produtos brasileiros que são desembarcados nos países asiáticos

De acordo com cálculos da FIEMG, a partir de dados das empresas o aumento do custo logístico diante da eventual eliminação da escala no Rio de Janeiro é estimado em torno de 31%, variando de 13% em media para o setor da mineração, até 55% ou mais nos setores de ferroligas, siderurgia e agro alimentos. Além disto, em todas as simulações os custos de frete para Santos tanto para rodoviário como ferroviário aumentam para as cargas originarias de Minas Gerais.

Brito conta que a estratégia acordada na reunião passa pela negociação com armadores e também pela articulação com entidades estaduais e nacionais como a CNI, e também com a Antaq na busca de soluções que viabilizem a manutenção e entrada de novos operadores.  De acordo com as empresas, existe uma demanda potencial que justifica a manutenção da linha de mais de 500 contêineres por semana.

Tags: destaqueexportaçõesporto
redação

redação

Próxima postagem
Feliz por estar recuperado, Leo Valencia agora trabalha por maior sequência de jogos para ajudar o Fogão

Leo Valencia se diz feliz por voltar a atuar e mira sequência de jogos

Favor, faça login para participar da discussão
fevereiro 2019
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
2425262728  
« jan   mar »
Jornal Atual

2021 Jornal atual

Navegação

  • Home
  • Notícias
  • Poder
  • Cotidiano
  • Serviço
  • Assine Já

Siga-nos

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Notícias
  • Poder
  • Cotidiano
  • Serviço
  • Login
  • Assine Já

2021 Jornal atual

Bem vindo de volta!

Entrar com Facebook
Entrar com Google+
OU

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha? Inscrever-se

Criar nova conta!

Inscreva-se com Facebook
Inscreva-se com Google+
OU

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Todos os campos são necessários. Log In

Recupere sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Concordo”, concorda com a utilização de TODOS os cookies. Para mais informações Leia mais.
CONCORDAR
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessário
Sempre Ativado

Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.

Não necessário

Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.