Conexão Brasil x Bélgica

dezembro 27, 2013 Nenhum Comentário »
 (FOTO CARLOS ROBERTO) Engenheiras agrônomas na Bélgica, Floriane Rochefort e Maite Louvain La Nueve se impuseram um desafio e tanto no Brasil. Vão permanecer por aqui até a Copa do Mundo de 2014, pedalando por várias regiões. Pretendem aperfeiçoar o conhecimento sobre o país, visitando cidades como Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Paraty e Foz do Iguaçu. As ciclistas aventureiras passaram por Itaguaí, no domingo (23), encontrando abrigo no quartel do Corpo de Bombeiros.

(foto Carlos Roberto)
Engenheiras agrônomas na Bélgica, Floriane Rochefort e Maite Louvain La Nueve se impuseram um desafio e tanto no Brasil. Vão permanecer por aqui até a Copa do Mundo de 2014, pedalando por várias regiões. Pretendem aperfeiçoar o conhecimento sobre o país, visitando cidades como Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Paraty e Foz do Iguaçu. As ciclistas aventureiras passaram por Itaguaí, no domingo (23), encontrando abrigo no quartel do Corpo de Bombeiros.

Ranking parlamentar I
Como faz desde 2011, a Revista Veja se uniu ao Núcleo de Estudos sobre o Congresso, do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, para avaliar o desempenho dos parlamentares segundo suas condições éticas e posições favoráveis a um país mais moderno e competitivo. Entre os 81 senadores, dois do Rio despontam entre os 20 mais bem colocados: Francisco Dornelles (PP), em 7º lugar; e Eduardo Lopes (PRB), em 20º.

Ranking parlamentar II
Já entre os 513 deputados federais, só dois dos 70 cariocas aparecem entre os 20 mais: Leonardo Picciani, em 6º; e Sergio Zveiter, em 18º.

A propósito…
Os primeiros colocados na lista foram o senador Armando Monteiro (PTB/PE) e o deputado federal Onofre Santo Agostini (PSD/SC).

Produção legislativa
Afeito a detalhes, o ex-prefeito do Rio e atual vereador Cesar Maia tem o hábito incomum de divulgar suas ações parlamentares durante o ano. Está lá em seu ex-blog um total de 623 ações ou proposições em 2013.

Aliás…
Será muito interessante todos os parlamentares passarem a cultivar o hábito de fazer o mesmo.

Refazendo a vida
Quem tiver documentos pessoais danificados ou destruídos em deslizamentos, enchentes e outras catástrofes naturais já tem a isenção do pagamento de taxas referentes à emissão da segunda via, o que é garantido pela Lei 6.643/2013, do deputado Jânio Mendes (PDT). A situação de emergência ou estado de calamidade do município onde a vítima mora deve ser declarada e o interessado tem de apresentar comprovante de residência, fazendo o pedido em até 30 dias após o desastre. ‘

PINCELADAS

  • O Diário Oficial do Estado do Rio publicou a Lei 6.647, do deputado Coronel Jairo (PMDB), que torna a feijoada carioca patrimônio cultural imaterial do estado.
  • A Concessionária NovaDutra realiza a partir da sexta-feira (27), operação especial de orientação e atendimento aos motoristas e passageiros que vão utilizar a Via Dutra durante o feriado do réveillon.
  • O Ministério do Turismo lança, na próxima semana, a campanha “Turismo Acessível – Um Brasil onde todos podem viajar”, uma parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República e o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência Física.
  • Marcado para 28 de janeiro de 2014 o I Seminário de Estudos do Anarquismo, que acontece no Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Ponto positivo
Para a pressão que os movimentos populares exerceu sobre a produtividade do Congresso Nacional este ano, estimulando a aprovação de projetos fundamentais para o crescimento do país.

Ponto negativo
Para a dívida que este mesmo Congresso ainda mantém com a população, que reiteradas vezes já se posicionou contra aberrações como o voto obrigatório. Ouçam as ruas, excelências!

Direto das redes
Facebook é muito interessante. Aqui estou conhecendo muitas pessoas que pensam e questionam como eu, e também muitos inseguros que têm medo de castigos espirituais que no passado (até hoje) eram usados para controlar o povo. O bom é que sinto que um dia os pensamentos serão mudados graças às redes sociais. Quem não aceita o novo ficará preso a dogmas e prisões de uma mente sem evolução.
Rogério Rimes

Deixe um comentário

Você precisa estar Logado para comentar.