Navegação ideológica

dezembro 2, 2013 Nenhum Comentário »

Confira o perfil de alguns sites, blogs e páginas do facebook de Itaguaí, Seropédica e Mangaratiba e suas ideologias diversificadas

PODER

WELINGTON CAMPOS
welington.campos@jornalatual.com.br

Qual o papel das novas tecnologias na discussão política e no desenvolvimento das cidades? As redes sociais trazem uma nova forma de discutir o assunto na maneira como os cidadãos interagem? Essas questões são alvo de discussões e debates em blogs e nas redes sociais hospedados nos municípios de Itaguaí, Seropédica e Mangaratiba.

Atualmente, a região possui blogs, sites e páginas no facebook que trata da política de modo geral, como a má administração pública e das carências nas comunidades. Nem todos voltados para a cidadania, mas sim, de oposição pesada aos governos municipais e agressões pessoais a políticos direta e indiretamente.

A internet transformou a maneira como as pessoas se comunicam e como percebem o mundo, ampliando o uso e disseminação da informação em todas as áreas. Primeiro apareceram os e-mails. Com o tempo percebeu-se a necessidade de criar ferramentas de comunicação que ampliasse as redes de contatos. Surgiram então as “redes sociais”, com projeção do orkut, facebook, twitter, etc. São organizações onde o indivíduo se apresenta, definindo seu perfil, e seleciona o grupo no qual quer fazer parte.

São vários os motivos que ensejam a participação de uma pessoa nas “redes sociais”: socialização, entretenimento, negócios, divulgação de pensamentos, projetos e eventos, visibilidade, etc.

.Sem título

 

SITES, BLOGS E FACES
Em Itaguaí, blogs como o “Política de Itaguaí” e “Cidadania do Porto” são voltados para informações políticas, orçamentárias, utilidade pública e debates. Há também as páginas na rede sociais comandadas por grupos de oposição como “Limpa Geral” – criado durante as eleições do ano passado visando à aprovação das 17 cadeiras do Legislativo municipal. A página atualmente publica textos sobre as mazelas da cidade, o que consideram despreparo da atual administração e assuntos relacionados à particularidade de alguns políticos. Quem quiser acessar essas manifestações, basta usar o Google e fazer uma pesquisa com os nomes dos blogs e sites.

O blog “Voz de Itaguaí”, também de oposição, é um canal aberto a população no que diz respeito a cobranças aos políticos por uma melhor qualidade de vida aos munícipes, porém seu criador vive no anonimato.

Em Seropédica, o site www.seropedicaoline.com, criado no final do ano passado pelo repórter fotográfico Luiz da Silva Calderini, destaca-se por postar notícias do município e região. Segundo Calderini, o site já registrou mais de 45 mil acessos nos fins de semana.

Em Mangaratiba, o blog “Peixe com Banana” assinado por Leila Castro, destaca-se por crônicas irreverentes à política municipal. Já o blog “Notícias de Itacuruçá”, criado pelo aposentado professor e psicólogo Lauro, como são assinadas as postagens, visa noticiar principalmente os fatos do município e também opinar sobre as necessidades da população.

OPOSIÇÃO EM DEFESA DA POPULAÇÃO
“Se estamos tratando ou não de um novo momento dessa relação entre política e a sociedade é difícil saber” – essa é a opinião do professor de história Fabiano da Silva Bastos, criador dos blogs Política de Itaguaí e Cidadania do Porto. “Criei o blog Política de Itaguaí em 2008 com objetivo de exercer a minha cidadania vendo na internet um espaço para cobrir essa brecha e discutir a política do município. Além de informar tudo sobre o Executivo e Legislativo: bastidores, orçamentos, licitações, sessões e projetos. O blog sempre vai ser uma oposição em defesa da população”, explicou.

Professor Fabiano, como é conhecido, diz que o blog “Cidadania do Porto” foi criado em 2011 após ser censurado dentro de algumas repartições da Prefeitura de Itaguaí, na gestão do ex-prefeito Carlo Busatto Junior, o Charlinho. “Na época criei esse blog, mas com as mesmas características do “Política de Itaguaí”. Após a censura, passei a coordenação do blog para meu amigo professor Danilo Aguiar. O “Cidadania do Porto” destacou-se após a publicação do concurso público com mais de 30 mil acessos. Hoje o blog é voltado para o funcionalismo público”, ressaltou.

Fabiano faz questão de ressaltar que é contrário às manifestações de calúnias e difamações em blogs e rede sociais. “Não concordo com esse tipo de atitude que estão postando nas redes sociais de palavras ofensivas da vida pessoal. Isso não é postura”, concluiu professor Fabiano

Deixe um comentário

Você precisa estar Logado para comentar.