SAÚDE
Em 2012 foram realizados 5.385 transplantes renais no Brasil, sendo 1.488 de doadores vivos e 3.897 de doadores falecidos
Pessoas com pressão alta, diabetes e obesidade são sérias candidatas a ter problemas renais. Casos da doença na família, idade superior a 50 anos e uso de remédio sem orientação médica ampliam assustadoramente a possibilidade. De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), cerca de 10 milhões de brasileiros sofrem com alguma disfunção renal.
Sem um diagnóstico preciso, a maioria dos pacientes morre sem sequer ter acesso à diálise, o principal tratamento da doença em estágio avançado. No Dia Mundial do Rim, comemorado ontem (14), a SBN vai reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Com o tema “Pare de agredir seu rim”, a entidade coordenará atendimentos à população em todo o Brasil.

“O diagnóstico precoce pode conter o avanço da doença”, afirma o nefrologista Daniel Rinaldi dos Santos, presidente da SBN. Segundo ele, a doença renal crônica é facilmente diagnosticada por meio de um exame de urina e da dosagem de creatinina no sangue e pode ser efetivamente tratada, retardando a progressão da doença e reduzindo as mortes, que chegam a 17% ao ano, e os custos. O gasto anual somente com a terapia renal substitutiva é de mais de R$ 2 bilhões.
Equipes multidisciplinares farão a verificação de pressão arterial, medidas de glicemia capilar e exames de fitas de urina para a detecção de sangue e albumina (proteína), além da distribuição de folhetos informativos e palestras dirigidas ao público, em que serão abordadas as funções dos rins, as principais situações de agressão renal e as orientações de como prevenir as lesões renais, além de mostrar a importância da doação de órgãos. Em 2012 foram realizados 5.385 transplantes renais no Brasil, sendo 1.488 de doadores vivos e 3.897 de doadores falecidos. Estima-se que cerca de 32 mil pacientes estejam na fila de espera aguardando um transplante renal.
A campanha em 2013 inclui também a iluminação dos principais monumentos, edifícios públicos e marcos históricos, na cor amarelo ouro – definida pela SBN para marcar o
Dia Mundial do Rim.
Dados da SBN mostram que existem em torno de 100 mil brasileiros em diálise, com uma taxa de internação hospitalar de 4,6% ao mês. Mais de 70% dos pacientes que iniciam a diálise descobrem a doença quando os rins já estão gravemente comprometidos. A taxa de mortalidade desses pacientes aumentou 38% na última década.


















