O papa Francisco assume a Igreja no momento em que ela é alvo de denúncias de abusos sexuais e desvios de recursos
O papa Francisco I aparece no balcão central da Basílica de São Pedro pela primeira vez como Sumo Pontífice. (FOTO DIVULGAÇÃO)
Vaticano – As primeiras palavras proferidas pelo papa Francisco, logo após o anúncio de sua escolha, ontem (13), como sucessor de Bento XVI, indicam que ele que pretende ser próximo do povo e buscar a unidade da Igreja Católica Apostólica Romana por meio do diálogo e do amor. Em breves palavras para os que o aguardavam, na Praça São Pedro, o papa pediu que rezem por ele, pois é um sacerdote. Em seguida, rezou um Pai Nosso e uma Ave Maria com os fiéis reunidos na praça. “O caminho da Igreja da Roma é o caminho de fraternidade e do amor”, disse o papa eleito. “É necessário vivermos como uma grande irmandade. E que esse caminho que começamos seja usado para a evangelização. Agradeço a todos”, disse.
Em seguida, o papa Francesco acrescentou que: “Quero que vocês vejam a figura do papa como um de vocês. Peço que todos rezem por mim, pois sou um sacerdote. Boa noite e bom repouso”. No Vaticano, os religiosos lembram que São Francisco, cujo nome foi adotado pelo cardeal argentino, foi o santo que se determinou a reconstruir a Igreja.
O papa Francisco assume a Igreja no momento em que ela é alvo de denúncias de abusos sexuais e desvios de recursos. Também enfrenta pressão por reformas internas.
Simpático e sorridente, o cardeal Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, sucede o papa Bento XVI, que renunciou ao pontificado no dia 28 de fevereiro. Ainda não foi confirmada a data da cerimônia de coroação do papa Francisco, mas espera-se que seja na próxima terça-feira (19).
Argentinos recebem com surpresa escolha do arcebispo como papa
“Irmãs e irmãos, boa noite. O caminho da Igreja da Roma é o caminho de fraternidade e do amor”, foram as primeiras palavras de Bergoglio como papa. (FOTO DIVULGAÇÃO)
Os argentinos receberam com surpresa a notícia que o novo papa é o arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos. Ele é o primeiro papa jesuíta da história do catolicismo. O sucessor de Bento XVI na chefia da Igreja Católica já tinha sido apontado como possível nome para assumir o pontificado no último conclave, quando Joseph Ratzinger foi eleito papa pelo conselho de cardeais do Vaticano.
Por esse motivo, desta vez, apesar do nome de Bergoglio ter sido citado, as expectativas não eram muito grandes. Assim que souberam que Bergoglio foi escolhido papa, os argentinos saíram às ruas tocando buzinas.
Hoje (14) o novo pontífice celebrará sua primeira missa como papa eleito. A expectativa é que a cerimônia seja formal e simples, com o celebrante vestido de branco, sem os paramentos (trajes) e o anel do pescador – símbolo do sucessor de São Pedro. A cerimônia é considerada um momento marcante, pois, nela, o papa indica como será seu pontificado.


















