ALÔ ATUAL
Bairros de Santana, Engenho, Santa Cândida e Chaperó se transformaram em verdadeiros rios
FRANCISCO LEÃO
francisco.leao@jornalatual.com.br
O temporal que caiu em Itaguaí na madrugada desta quinta-feira (7) deixou vários bairros da cidade completamente alagados, ficando cada vez mais em evidência que medidas urgentes devem ser tomadas para que os moradores não sofram mais com as constantes inundações.
O ATUAL percorreu os bairros de Santana, Califórnia, Engenho, Santa Cândida e viu de perto o drama em que vivem os moradores. E os transtornos não param por aí. Na chuva de quinta-feira, Chaperó foi um dos lugares mais afetados da cidade.
Só para se ter uma ideia do volume de água naquela região, ruas se transformaram em verdadeiros rios. E, para tornar mais crítica à situação, a água invadiu diversas casas fazendo com que os proprietários perdessem praticamente tudo. Foi o que aconteceu com o aposentado, Marinune da Silva, 75 anos, morador na Rua 13 de Junho, Gleba B. Ele conta que acordou no meio da madrugada e percebeu que a água já havia invadido toda a casa. “É triste você acordar e perceber que perdeu praticamente tudo”, lamentou o aposentado. “Isso nunca aconteceu aqui. Foi à primeira vez. Alguém precisa tomar providências”, completou o morador Heitor Gomes.
A enchente também levou transtornos para moradores das Ruas Flamboyant, 13, 17 e 18, no bairro Parque Primavera. De acordo com os próprios moradores, a falta de conscientização da população contribui para este tipo de transtornos, já que moradores jogam lixo nas ruas e os bueiros entopem impedindo o escoamento das águas pluviais. “Isso também é reflexo do descaso da gestão anterior”, afirmou Luciney Silva Ribeiro. “Os moradores de Chaperó precisam ser lembrados pela prefeitura”, disse a moradora Eliane Maria da Silva.
Registros pela cidade
O bairro de Santana também foi um dos mais castigado. Na Rua Santo Antônio, por exemplo, circular pelo lugar era tarefa quase que impossível. Um morador do logradouro foi flagrado retirando a água que entrou em sua casa. Situação parecida também foi registrada no bairro do Engenho, onde os alagamentos, já são uma realidade toda vez que chove.
Moradores das Ruas Emílio Filho e 23, em Santa Cândida, entraram em contato com o ATUAL para reclamar que a falta de pavimentação e saneamento. Segundo Jucilaine Costa, toda vez que chove os moradores ficam impossibilitados de sair de casa. “Queremos melhorias para essas ruas. Quando chove água não tem como escoar e fica represada no meio das ruas”, concluiu a moradora.
COLABOROU CARLOS ROBERTO






















