NOVA ESTRUTURA
Com o objetivo de diminuir o tempo de espera de centenas de pacientes com problemas no quadril, o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), iniciou ontem (4) o primeiro mutirão de cirurgias no novo prédio, inaugurado há cerca de um ano na zona portuária do Rio. Até sexta-feira (8), uma equipe de 40 profissionais, entre eles sete cirurgiões, vai operar 100 pacientes que precisam de prótese de quadril.
De acordo com o ortopedista Marco Bernardo Cury, com a nova estrutura – são 21 salas em comparação com as sete do prédio anterior – e a ampliação do número de leitos, quantidade de cirurgias será gradativamente ampliada. No entanto, somente será possível fazer com que a espera por cirurgias – que hoje chega a três anos – pare de crescer em dois anos.
“Operamos por ano, nesta fase de adaptação, 800 cirurgias de quadril. Para acabar com a fila, eu teria que fazer aproximadamente 1.500 cirurgias por ano. Como o número de cirurgias tende a dobrar, acredito que em dois anos vamos conseguir fazer cirurgias aqui em um volume tão grande quanto o de pacientes, e a partir daí ir diminuindo progressivamente”, comentou ele.
Em dezembro passado, milhares de pessoas fizeram fila na porta do hospital para conseguir uma senha de atendimento, provocando grande tumulto e insatisfação da população. O Ministério da Saúde então mudou o esquema de marcação da consulta que, desde janeiro, é feito somente pelo telefone (21) 2134-5000.

















