Faxina amiga

novembro 8, 2012 Nenhum Comentário »

Por Renato Reis

FOTO DIVULGAÇÃO

FOTO DIVULGAÇÃO

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o prefeito eleito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, firmam inédita parceria hoje, lançando um grande mutirão da limpeza, numa mobilização que vai até o sábado (10). A Comlurb vai descolar para Caxias 20 caminhões, cinco retroescavadeiras e cinco pás mecânicas, que vão trabalhar na retirada de cerca de cinco mil toneladas de lixo acumuladas em vários bairros do município.

 

Grana à vista

A central de boatos que antecede a posse do novo governo em Itaguaí se encarregou de acrescentar nos últimos dias mais lenha à fogueira, aventando a hipótese de os funcionários da prefeitura ficarem sem salários. Ontem, a secretária de Finanças Valéria da Silva Marins tratou de colocar um ponto final no falatório, garantindo que enquanto estiver à frente do órgão nada muda no cronograma vigente.

 

Empreendedorismo na escola

Com a derrubada do veto do governador à proposta, a Assembleia Legislativa do Rio deu força de lei à obrigação de as escolas públicas passarem a oferecer, durantes as férias, curso de empreendedorismo aos estudantes, através do Programa de Educação Empreendedora (PEE). Publicada no Diário Oficial do Legislativo desta quarta-feira (7), a Lei 6.340/12 é assinada pelo deputado Luiz Martins (PDT) e pelo ex-deputado Jânio Mendes.

 

Com isso…

O chamado PEE será dividido em dois turnos, conforme calendário do ano letivo, e terá aulas teóricas e práticas com o objetivo de incentivar o empreendedorismo, promover a inclusão social dos jovens e apoiar os negócios inovadores.

 

Rio em alta

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, foi o destaque nacional no prêmio Prefeito Empreendedor 2012, por iniciativas como a criação de parques e espaços do conhecimento, atuação do centro de operações e controle e pelo envolvimento da sociedade no desenvolvimento de aplicativos.

 

Chegando

A Microsoft planeja abrir no Rio o seu primeiro centro de tecnologia avançada da América Latina, que vai ficar na zona portuária, na região conhecida como “Porto Maravilha”. O empreendimento vai receber investimentos de R$ 200 milhões ao longo de quatro anos e as obras começam ainda este ano.

 

E não é só…

É possível ainda que a Microsoft também traga para cá um centro de pesquisas da Intel.

 

PINCELADAS

  • Alunos do curso de mestrado em práticas em desenvolvimento sustentável da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro seguiram esta semana para Moçambique, onde vão ficar duas semanas pondo em prática o que aprenderam na pós-graduação.

 

  • A radialista Vilma Martins convidando a coluna para evento nesta sábado (10), na quadra da Escola de Samba Império Serrano.

 

  • A cerimônia de entrega de títulos de Cidadão Mangaratibense a diversas personalidades acontece no domingo, às 10h, na Câmara Municipal de Mangaratiba.

 

  • Neste sábado (10) um grupo de andarilhos conduzidos pela empresa Rio Trilhas, inicia travessia entre a localidade de Lídice e a cidade de Angra dos Reis.

 

Ponto positivo

Para a expectativa de que a presidente Dilma Rousseff reafirme o seu compromisso com o estado do Rio de Janeiro, diante da aberração que se viu esta semana em Brasília.

 

Ponto negativo

Para a Câmara dos Deputados, que, quebrando o pacto federativo, aprovou uma absurda redistribuição dos royalties do petróleo, em flagrante prejuízo para o Rio.

 

Deixe um comentário

Você precisa estar Logado para comentar.