Oportunidade no Projeto Jovem Aprendiz provoca grande fila na Odebrecht

outubro 27, 2012 1 Comentário »

 

Aglomeração para processo seletivo do Jovem Aprendiz da Odebrecht FOTO: Carlos Roberto

Aglomeração para processo seletivo do Jovem Aprendiz da Odebrecht FOTO: Carlos Roberto

De olho numa oportunidade no mercado de trabalho, mais de dois mil jovens passaram à noite na fila, que dava volta no quarteirão, para se inscreverem em uma das vagas do projeto Jovem Aprendiz da empresa Odebrecht. Os candidatos começaram a chegar às 12h da sexta-feira (26), para serem atendidos a partir das 9h deste sábado (27). Sombrinhas, cadeiras, cobertores, cangas eram os acessórios usados para auxiliar na espera do atendimento, sob forte calor. Segundo o Clima Tempo, os termômetros marcaram 37º na cidade de Itaguaí, neste sábado.

A fila deu volta no quarteirão FOTO: Renata Pires

A fila deu volta no quarteirão FOTO: Renata Pires

Sombrinhas e cadeiras foram usados para aguentar à espera FOTO: Renata Pires

Sombrinhas e cadeiras foram usados para aguentar à espera sob forte calor FOTO: Renata Pires

Em caráter extraordinário, a empresa prorrogou a data para efetuação da inscrição, devido a grande demanda de interessados. As inscrições poderão ser feitas até o próximo sábado (1), das 9h às 16h. Foi necessário reformular o informativo do processo seletivo para avisar aos candidatos a decisão tomada. Alguns preferiram voltar para casa, porém a maioria permaneceu na fila. “Estamos muito felizes com a quantidade de interessados. Isso é sinal que a empresa está sendo bem vista e agradecemos o reconhecimento aqui em Itaguaí”, disse o coordenador de pessoas da Odebrecht. Foi necessário reforçar a segurança patrimonial da empresa. A Odebrecht também contou com a ajuda de Policiais Militares que foram deslocados para o local para zelar pela segurança dos candidatos. No processo seletivo do ano anterior, foram efetuadas 530 inscrições para o Programa, segundo a Odebrecht.

Proteção familiar
Os responsáveis são os maiores incentivadores para que os filhos conquistem desde cedo uma carreira promissora, e, por conseguinte, a tão sonhada estabilidade financeira. Os pais guardaram lugar na fila para seus rebentos como, por exemplo, a dona Elinete Miranda que almeja ver seu filho, Vinicíus Miranda Soares, (15), conquistar um dos cursos profissionalizantes oferecidos pela empresa. “A Odebrecht está oferecendo um futuro garantido para ele”, acredita Elinete que chegou às seis horas da manhã. O tamanho da fila não intimidou o rapaz. “Estou aqui até agora e vou ficar para ir atrás do meu objetivo”, sonha Marcos Vinicius do bairro do Engenho.

Já Bianca de Oliveira, (15), chegou às três horas da manhã deste sábado. Com o sonho em se formar em técnica em eletricidade, a jovem espera conquistar uma das vagas. “Quero crescer na empresa. Pintou esta oportunidade e estou aí para estudar”, disse a moradora do bairro Amendoeiras. Bianca não se importou com o número de concorrentes e acha que tem chance de ser contratada. “Eu acredito no meu potencial”, emenda a jovem que soube do processo através de amigos.

Bianca de Oliveira chegou às 3h da manhã para garantir lugar na fila FOTO: Renata PIres

Bianca de Oliveira chegou às 3h da manhã para garantir lugar na fila FOTO: Renata PIres

Ana Carolina Almeida Pinto, (18), do bairro Chaperó chegou por volta das 12h. Ela ficou sabendo do processo seletivo através de uma amiga que faz curso no Senai. Apesar da jovem ter se assustado com o tamanho da fila, diz estar preparada. Ana Carolina já está no último ano do ensino médio. Organizada a estudante trouxe toda documentação em uma pastinha.

Ana Carolina de Almeida estava munida com toda documentação necessária FOTO: Renata PIres

Ana Carolina de Almeida estava munida com toda documentação necessária FOTO: Renata PIres

Caio Fábio da Rocha Arruda (16), de Chaperó é outro sonhador. Ele pretende se formar em um curso técnico para crescer dentro da empresa, apesar de não conhecer bem o programa. Caio Fábio está no primeiro ano do ensino médio e deseja seguir a carreira de técnico em mecânica. Sua segunda opção é o curso de técnico em elétrica.

Caio Fábio FOTO: Renata PIres

Caio Fábio soube do processo seletivo através de amigos FOTO: Renata PIres

Segundo a empresa, até às 14h20, 1500 jovens já estavam inscritos. A Odebrecht ainda avisou que não há limites de inscritos, mas apenas 120 jovens serão aproveitados no programa. Por lei, o número é baseado no efetivo de 5% da empresa. A probabilidade de efetivação através do Programa é de quase 90%. Atualmente a empresa tem uma obra para concluir na cidade de Itaguaí.

Movimentação no comércio local
Os vendedores ambulantes aproveitaram o movimento para fomentar as vendas. Edmílson Gouveia que o diga. O vendedor chegou às 8h e vendeu 24 caixas de água, seis de refrigerantes e duas de guaraná natural. “Já lucrei mais de 200%”, conta entusiasmado apesar de não saber bem o motivo de tanta gente. “Só sei que a Odebrecht abriu um curso, só não sei de que”, diz.

Vendedor ambulante aproveitou o movimento para lucrar FOTO: Renata Pires

Vendedor ambulante aproveitou o movimento para lucrar FOTO: Renata Pires

Sobre o Jovem Aprendiz
O Jovem Aprendiz é um programa criado pelo Governo Federal para ampliar as chances de emprego, facilitando o ingresso de milhares de pessoas no mercado de trabalho. Para que a concessão de vagas aconteça, o programa estabelece parceria com grandes empresas e escolas profissionalizantes.

Podem participar do Jovem Aprendiz estudantes de 14 a 23 anos que estejam matriculados na rede pública de ensino (médio ou técnico). O programa incentiva o aluno e os horários são ajustáveis para não prejudicar a frequência escolar. O Jovem Aprendiz do PROSUB-EBN será realizado através de uma parceria com o Senai-Itaguaí o qual estará realizando o processo seletivo. Os candidatos devem residir em Itaguaí ou região.

O processo seletivo estabelece vagas para os cursos de:

  • Construtor de Edificações – para jovens com mais de 18 anos;
  • Assistente Administrativo;
  • Eletricista;
  • Mecânico.
  • Primeiro emprego

Todos os cursos são remunerados e possuem carga horária diária de quatro horas. A duração do programa varia conforme o curso escolhida.

Lembrando que as inscrições poderão ser feitas de segunda (29) até o próximo sábado (1) das 9h às 16h.

Para efetuar as inscrições os interessados devem estar munidos de carteira de trabalho, comprovante de escolaridade e residência, RG e CPF.

Local: Avenida Deputado Cabral, 63 – Centro de Itaguaí (a 300m da rodoviária).

 

Um comentário

  1. Leonardo Oliveira 28/10/2012 at 2:44 pm -

    É interessantíssimo ver o empenho dos jovens em contruir um futuro melhor para si mesmo, eu tambm me inscrevi no programa mas não imaginei que haveriam tantos outros jovens pelo fato de estarem oferecendo apenas uma ajuda de custo.
    Isso demostra que os jovens de Itaguaí sabém da importância de ter uma boa formação e não etão fugindo dessa responsabilidade.
    Eu cheguei na fila as 17 horas da tarde do dia anterior a inscrição e ja haviam mais de 200 pessoas na minha frente por isso desejo boa sorte a todos e peço novas oportunidades para aqueles que não serão selecionados pelo fato de haver um número bem menor de vagas.

Deixe um comentário

Você precisa estar Logado para comentar.