Guerra entre traficantes rivais e milícia leva terror a Itaguaí

julho 21, 2011 1 Comentário »

Ações contra a colégio pode ter sido estratégia de uma facção para tentar incriminar rivais, na disputa por territórios na região

 

Uma disputa de território entre traficantes das facções rivais Terceiro Comando Puro (TCP), do Morro da Providência; e do Comando Vermelho (CV), ambas com integrantes foragidos de favelas ocupadas pelas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), de um lado, e milicianos de Itaguaí, de outro, pode ter sido o estopim do episódio que acabou se desdobrando em uma investida contra o Colégio Cenecista Luiz Murat, situado no Centro de Itaguaí, invadido pela terceira vez por supostos integrantes do TCP, de acordo com inscrições deixadas por vândalos na parede da escola. O CV, por exemplo, seria composto por integrantes do grupo que dominava o Complexo do Alemão, na Penha.

O conflito não parou por aí, já que a noite de anteontem e a madrugada de ontem foram de terror para os moradores do bairro do Engenho, distante aproximadamente três quilômetros do Colégio Luiz Murat, que ficaram apavorados com a troca de tiros e explosão de bombas caseiras. De acordo com a polícia, o ataque está sendo atribuído à guerra entre traficantes e supostos milicianos.

 

Escola é arrombada pela terceira vez

Exatamente uma semana depois de sofrer um arrombamento, o Colégio Cenecista Luiz Murat, que fica na Rua Deputado Otávio Cabral, em Itaguaí, foi novamente furtado, na madrugada de ontem. O crime, que foi descoberto por volta das 7h30 da manhã por funcionários do colégio, pode ter sido cometido por integrantes de uma facção rival, que, dessa forma, querem incriminar o grupo que se intitula TCP na região. Segundo moradores que não quiseram se identificar, ambos os crimes podem ter sido cometidos pelo Comando Vermelho, que está em guerra com o TCP.

Para a diretora da escola, Jailza Silva Mello, esse crime é uma tristeza. “É a terceira vez, em menos de um mês que a escola é roubada. A primeira foi no dia 13, a segunda foi no dia 16 e a terceira foi hoje. Antes disso, a bicicleta de um funcionário também foi roubada”, relatou. Preocupada com os crimes, a mantenedora da unidade decidiu contratar uma empresa de segurança particular para ficar na unidade e alguns vigias. “Já teve outros roubos aqui, mas não chegaram a ser divulgados. Uma vez levaram até o vaso sanitário do banheiro dos homens”, lembrou ela.

Durante uma busca preliminar, feita pelos próprios funcionários, alguns objetos foram encontrados na parte de traz da escola. “Achamos alguns equipamentos de informática ali atrás. É uma vergonha, até os sacos de lixo foram roubados. Acho que eles usaram para levar os equipamentos”, lamentou uma funcionária. O colégio que é relativamente afastado de casas ou prédios, nunca apresentou nenhum tipo de problema semelhante ou  que pudesse sugerir uma ação como a perpetrada na madrugada de ontem. “Aqui na escola, todos somos amigos. Alunos, professores e funcionários, todos temos um bom relacionamento. Não acho que tenha sido alguém que frequente a escola”, opinou outra funcionária.

Além de picharem e depredarem a escola, os criminosos ainda levaram vários equipamentos eletrônicos, um cofre, cheques e R$ 380. Os crimes foram registrados na 50ª DP (Itaguaí), e inda está sendo investigado.

 

Box 1

 

Relação do material roubado

3 grampeadores

8 computadores

1 impressora a laser

3 calculadoras

1 DVD

4 ventiladores de parede

3 aparelhos de som

2 extensões

20m de fio de microfone

1 sensor de alarme

1 cofre com R$380,00 e 9 folhas de cheques

 

Segurança reforçada

Buscando melhorar a segurança da unidade, os responsáveis pela administração da escola decidiram contratar alguns vigias para o local. O número de pessoas a serem contratadas e as exigências do cargo vão ser divulgadas pelo ATUAL na próxima sexta-feira (22). “A mantenedora da unidade já está vendo o número de pessoas que vão ser contratadas. Até sexta-feira, essas informações vão ser divulgadas”, afirma a diretora da escola.

 

FOTOS DIVULGAÇÃO

 

1 – Pichações na parede levam a crer que o crime foi cometido pelo Terceiro Comando Puro

2 – A sala da diretoria foi completamente vasculhada

 

3 – Gavetas de mesas foram totalmente reviradas pelos criminosos que invadiram a escola

 

Bomba no Engenho em casa errada

Na noite de terça-feira (19), por volta das 20h, uma bomba de fabricação caseira foi arremessada em uma casa na Rua Adriano Costa Pereira, no bairro do Engenho, em Itaguaí. Segundo a polícia, a casa, que pertence a um pastor de uma igreja metodista, possivelmente foi confundida com outra na mesma rua, que, segundo denúncias, está se tornando uma boca de fumo.

De acordo com o investigador Jorge Ramos, as características da investida levam a crer que o crime tenha sido cometido por milicianos que atuavam na área há algum tempo atrás. “O local ali era comandado por um grupo de milicianos e como a área está vazia, há informações de que alguns grupos de criminosos estão tentando dominá-lo. Recebemos a informação de que uma casa naquela mesma rua estaria se tornando uma boca de fumo e estamos averiguando”, informou um policial.

Além do alto poder de destruição da bomba, a casa ainda foi alvo de vários disparos de pistola de 9mm. Com o impacto da explosão, o portão da residência foi destruído, as janelas da casa foram estilhaçadas e o carro que estava estacionado na garagem sofreu vários danos.

Os moradores da casa estavam na igreja no momento do crime. Com medo de sofrerem algum tipo de retaliação, nenhum morador da rua quis falar sobre o assunto. O caso está sendo investigado pela 50ª DP (Itaguaí), que até o fechamento desta edição não tinha nenhuma informação sobre suspeitos.

 

FOTOS DIVULGAÇÃO

 4 – O portão da casa foi completamente destruído

5 – O carro na garagem também sofreu consequência da explosão

6 – Destroços da bomba foram encontrados pela polícia no local

 

Um comentário

  1. guilherme 24/08/2011 at 6:22 pm -

    foi dois traficante conhecido como binho e ronaldo ex dono do engenho que tava preso é briga de facçao igual t.c.p so isso q posso fala por encotro…

Deixe um comentário

Você precisa estar Logado para comentar.