Trem turístico próximo de virar realidade

abril 20, 2012 Nenhum Comentário »

Linha férrea do trecho de Itacuruçá a Santo Antônio passou por inspeção técnica e dentro de 90 dias o Trem dos Mares estará nos trilhos

 

O presidente da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária, Antonio Pastori, esteve em Mangaratiba esta semana para uma inspeção nas estruturas e condições da cidade para receber o “Trem dos Mares da Costa Verde”. Pastori foi designado pela Secretaria Estadual de Transportes para dar o parecer sobre viabilidade do projeto e inspecionar não só Mangaratiba, mas todas as cidades que tem o potencial para este tipo de projeto.

No fim de março, a prefeitura lançou oficialmente o projeto ‘Trem dos Mares da Costa Verde’, uma viagem temática de trem que sairá da Estação de Itacuruçá com destino à Praia do Sahy. O objetivo é resgatar a história e a cultura dos 180 anos da cidade, além de mostrar os pontos turísticos naturais.

 O secretário de Turismo e Eventos de Mangaratiba, Francisco Ramalho e o presidente da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária, Antonio Pastori percorreram a linha férrea

O secretário de Turismo e Eventos de Mangaratiba, Francisco Ramalho e o presidente da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária, Antonio Pastori percorreram a linha férrea

Na visita Pastori teve a companhia do secretário de Turismo Francisco Ramalho. Os dois caminharam a pé pela linha férrea da estação de Itacuruçá até a enseada da praia de Santo Antonio, trajeto que o trem fará, para um estudo de viabilidade, conferir locais de paradas, manobras e desvios. “Fizemos uma inspeção para adequar os desvios da linha e o local de estacionamento dos vagões. Na estação de Itacuruçá,  por exemplo já existia um ponto de desvio de cerca de 300 metros, faltando apenas alguns detalhes para o funcionamento. Na enseada de Santo Antonio conseguimos um ponto ideal para o desvio e a manobra, e para a construção das  novas instalações: estação, restaurante e plataforma. O trem terá três paradas, em Muriqui, no Sahy e o término da viagem em Santo Antônio”, disse o secretário de Turismo.

Pastori se mostrou empolgado com o que viu. “Pelo que pude ver aqui em Mangaratiba, praticamente 90% do trabalho já está feito. Falta somente concluir os desvios e pequenos detalhes. A pedido do subsecretário estadual de Transportes, Delmo Pinho, já fiz a inspeção nos vagões, que são quatro e estão em Barão de Mauá. Os vagões, que são do Governo do Estado, estão em boas condições e aparentemente faltam pequenos reparos. Se o equipamento passar pelo teste, acredito que em 90 dias poderemos realizar a primeira viagem do trem de Mangaratiba. Tudo está em nossas mãos, basta querermos e trabalharmos para isso”, disse Pastori.

Os vagões que atenderão o projeto Trem dos Mares estão em Barão de Mauá

Os vagões que atenderão o projeto Trem dos Mares estão em Barão de Mauá

Sobre o trajeto, Antonio Pastori disse que poucas vezes viu um lugar tão bonito. Já viajei muito e pude ver dezenas de projetos de trens turísticos no Brasil e no exterior e, em minha opinião, o trecho é um dos mais bonitos que já vi, se não o mais bonito, porque é a combinação perfeita entre serra e mar. O Trem dos Mares tem tudo para colocar Mangaratiba como um dos melhores destinos para este tipo de turismo do país”, afirmou Pastori.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Você precisa estar Logado para comentar.