Balancê, balancê! Já tem poeira subindo nos ‘arraiás’

junho 19, 2014 Nenhum Comentário »

 

No mês das tradicionais festas caipiras, o ATUAL traz a trajetória de um itaguaiense que é referência quando o assunto são as quadrilhas: o famoso Pither

 

Entre as mais aguardadas do ano, as festividades caipiras de junho movimentam os grupos de quadrilha (REPRODUÇÃO INTERNET)

Entre as mais aguardadas do ano, as festividades caipiras de junho movimentam os grupos de quadrilha (REPRODUÇÃO INTERNET)

Está na hora de tirar as botinas do armário! O clima de roça já invadiu a cidade! Por toda parte, quadrilhas exibem suas cores e danças. No céu, as bandeirolas e os balões já compõem o cenário. Nos terreiros, o calor vem das fogueiras. Nos palcos, a música fica por conta dos sanfoneiros. Nas cozinhas, os aromas que sobem são de pamonha, quentão e pé de moleque. Exato! As festas juninas começaram!

As festas de junho tiveram origem na França, em meados do século XII. Fontes históricas apontam como origem dos festejos a celebração do solstício de verão. Ao contrário do que popularmente se pensa, a festa junina não nasceu como uma celebração católica a santos como São João. No Brasil, o costume chegou com os portugueses e aos poucos ganhou sentido religioso.

 

Para ter acesso à reportagem completa, assine a edição digital ou impressa do Jornal ATUAL.
Confira também nas bancas de toda região.

 

Deixe um comentário

Você precisa estar Logado para comentar.